EXCLUÍDO DA FAMÍLIA

As restrições de Harry durante funeral de Elizabeth II

Mesmo tendo servido uma década no exército, Harry terá de comparecer ao funeral sem seu uniforme militar.

Harry sempre manifestou orgulho de seu serviço militar (Créditos: Geoff Pugh – WPA Pool/Getty Images)

Apesar de estarem reunidos com o restante da família pelo luto pela morte da Rainha Elizabeth II, o príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, terão tratamento diferente durante o funeral da monarca. O casal rompeu oficialmente com a realeza em 2021.

Publicidade

Uma das restrições mais notáveis foi o impedimento de Harry de usar seu uniforme militar na cerimônia. Enquanto o príncipe Andrew, que teve seus títulos militares retirados após acusações envolvendo pedofilia, poderá usar o traje.

Harry serviu ativamente ao exército britânico na frente de batalha no Afeganistão, participação da qual sempre foi orgulhoso. Mesmo lamentando a forma como será tratado no funeral, um porta-voz anunciou que o príncipe acredita que “sua década de serviço não é determinada pelo uniforme que ele usa.”

O príncipe Harry usará um traje matinal durante os eventos em homenagem à sua avó. Sua década de serviço militar não é determinada pelo uniforme que ele usa e pedimos respeitosamente que o foco permaneça na vida e no legado de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II“, disse Harry através de seu porta-voz.

Andrew, por outro lado, havia renunciado sua vida pública depois das denúncias envolvendo pedofilia que lhe foram atreladas por conta sua amizade com o bilionário norte-americano Jeffrey Epstein. Esses escândalos o fizeram ser exonerado de seus títulos militares, mas ele será gratificado com uma exceção no funeral da mãe.

Publicidade

Mesmo com todas as turbulências, Harry deixou um comunicado de despedida em que diz ter saudades da avó e agradeceu por convivido com ela. “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros – desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-la pela primeira vez como comandante em chefe, até o primeiro momento que você conheceu minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos“, diz o comunicado.

 

Publicidade