Áustria vai suspender lockdown, mas apenas para vacinados

A medida do lockdown na Áustria teve como seu objetivo conter o aumento e a proliferação do número diário de infecções recordes de Covid-19

Áustria vai suspender lockdown, mas apenas para vacinados
Uma semana antes do lockdown, o bloqueio havia sido imposto a pessoas não totalmente vacinadas contra o coronavírus (Créditos: Michael Gruber/Getty Images)

A Áustria vai manter lockdown para pessoas não vacinadas, mesmo depois de suspender a medida mais ampla contra a Covid-19 para o público em geral no domingo, confirmou o chanceler Karl Nehammer nesta terça-feira (7), uma dia após assumir o seu novo cargo.

Publicidade

A medida do lockdown na Áustria teve como seu objetivo conter o aumento e a proliferação do número diário de infecções recordes de Covid-19, com restaurantes, bares, teatros, museus e lojas não essenciais fechados para todo o público, exceto negócios com drive-thru e take-away. Os hotéis continuam fechados para os turistas.

Uma semana antes do lockdown, o bloqueio havia sido imposto a pessoas não totalmente vacinadas contra o coronavírus. Elas foram impedidas de entrar em qualquer lugar agora fechado e só estavam autorizadas a saírem de casa pelas mesmas razões que o público de agora, como ir para o trabalho.

“O lockdown para os não vacinados continua”, disse Nehammer em uma entrevista coletiva, enquanto confirmava que as medidas mais pesadas iriam terminar neste domingo, como planejado.

Porém, os detalhes finais ainda precisam ser acertados em uma reunião na quarta-feira entre o governo e os governadores influentes das nove províncias da Áustria.

Publicidade

“Para todos os não vacinados que estão sofrendo pelo fato de permanecerem presos, há uma oferta clara: você pode sair disso se aproveitar a chance de se vacinar”, disse Nehammer, acrescentando que seu objetivo era encorajar o tanto de pessoas possível para receber sua primeira dose da vacina.

Nehammer quando perguntado se restaurantes e hotéis iria reabrir neste final de semana, disse que já teria sido acordado com os governadores provinciais e que o foco e o objetivo era reabrir tudo da forma mais abrangente possível.

A questão que permanecia era quais medidas de segurança precisavam ser adotadas, concluiu.

Publicidade

“QUEBRANDO: O chanceler austríaco Karl Nehammer confirmou que o bloqueio nacional da Áustria será suspenso no domingo, mas não para os não vacinados”

Publicidade