SOLIDARIEDADE

Autoridades se manifestam após Trump sofrer atentado em comício

Políticos e chefes de estado mundo afora se solidarizaram com o americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o antecessor, Jair Bolsonaro, também se pronunciaram

Autoridades se manifestam após Trump sofrer atentado em comício
Ambos no cargo de presidente à época: Jair Bolsonaro é recebido por Donald Trump, nos EUA, em março de 2020 – Crédito: Alan Santos/PR

Autoridades se manifestaram nas redes sociais demonstrando solidariedade a Donald Trump após ele ter sofrido um atentado a tiros em um comício de campanha na Pensilvânia, nos EUA, no sábado (13).

Publicidade

O autor dos disparos que feriram o candidato republicano é Thomas Matthew Crooks; ele foi morto por agentes do FBI logo após o atentado.

De acordo com investigações do FBI, Crooks vivia no distrito de Bethel Park, no estado da Pensilvânia. A região onde ele morava é, aproximadamente, 70 km de Butler, onde acontecia o comício.

Confira mensagens de apoio a Trump:

O ex-presidente Barack Obama (2009-2017) disse que “nos EUA não há lugar para violência política”.

O democrata Joe Biden, atual presidente e adversário de Trump nas eleições presidenciais, escreveu que “estou grato em saber que ele está seguro e bem”.

Publicidade

“O que vimos hoje é inaceitável”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Publicidade

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil condenou o ataque. O governo também disse desejar a “pronta recuperação do ex-presidente”.

“O Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos”, diz a nota divulgada pelo Itamaraty.

O presidente da França, Emmanuel Macron, também se manifestou: “desejo uma rápida recuperação”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), admirador confesso de Donald Trump traçou um paralelo entre o atentado ao americano e aquele que sofreu na campanha presidencial, vencida por ele, em 2018.

O ex-presidente americano foi ferido de raspão na orelha e deixou o local escoltado por seguranças. Segundo o seu porta-voz de campanha, Trump está bem.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.