Blogueira na França é alvo da lei de Fake News da Rússia

A blogueira de gastronomia, Veronika Belotserkovskaya está sendo acusada de compartilhar mentiras, sobre a guerra na Ucrânia

blogueira-na-franca-e-alvo-da-lei-de-fake-news-da-russia
Veronika Belotserkovskaya (Crédito: Reprodução / Instagram @belonika)

Blogueira de gastronomia que vive na França é um dos primeiros alvos da lei de fake news da Rússia. Veronika Belotserkovskaya, de 51 anos, nascida em Odessa e residente no sul da França está sendo ameaçada de ser incluída na lista de procurados internacionais por supostamente compartilhar informações falsas no Instagram sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

Belotserkovskaya dirige uma escola de culinária de luxo e usa suas redes sociais para compartilhar gastronomia e seu estilo de vida. Mas, acontece que como muitos russos, desde a insão da Rússia á Ucrânia, a blogueira se manifestou nas redes com postagens de fotos da guerra. Algumas fotos não eram da guerra, mas o texto se referia ao conflito e a tudo o que os ucranianos tem passado.

Em um momento, no seu perfil colocou uma foto que simboliza paz com as cores da bandeira da Ucrânia. Dessa forma, a blogueira com cerca de 900 mil seguidores, foi acusada de postar mentiras, segundo o site da comissão de investigações criminais do país. De acordo com o Comitê de Investigação da Rússia, ela publicou “informações deliberadamente falsas sobre o uso do [exército] para destruir cidades e a população civil da Ucrânia, incluindo crianças, durante a operação militar especial”.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

Esses dois posts abaixo foram compartilhados por Veronika Belotserkovskaya em suas redes sociais. No primeiro post em um trecho do seu texto a blogueira disse “E agora olho para a maternidade propositalmente bombardeada em Mariupol… E como eles mentem descaradamente e sem vergonha.”

Enquanto no segundo post “Apenas… Meus amigos ucranianos, minha casa é sua casa. E saiba que nem eu, nem pessoas próximas a mim, mas simplesmente não uma única pessoa daqueles que eu conheço NÃO QUERIA ESSA GUERRA.Ucraniano, estou com você. Corte, meu caro!”

*Este texto contém informações retiradas do MediaTalks.

Publicidade