R$ 62 bilhões

Britânicos têm uma semana para se desfazer de notas antigas

As notas com o retrato de Elizabeth II ainda seguirão na praça e poderão ser usadas normalmente.

Britânicos têm uma semana para se desfazer de notas antigas
As notas com a face do novo rei Charles III ainda não foram anunciadas (Crédito: Peter Macdiarmid/Getty Images)

Após a morte da rainha Elizabeth II, a moeda do Reino Unido ganhará uma nova face sob o comando do novo rei Charles III. O Banco da Inglaterra anunciou, nesta sexta-feira (23), que os britânicos terão até o dia 30 de setembro para gastar ou trocar as notas de papel antigas, que serão substituídas por uma nota feita com um polímero semelhante ao plástico.

Publicidade

Apesar da maioria das notas de papel já ter sido substituída, as notas de 20 e 50 libras não serão mais aceitas pelas empresas a partir da data limite. As notas de 20 libras levam o rosto do economista Adam Smith e somam aproximadamente cinco bilhões de libras no mercado. Já as notas de 50 carregam os engenheiros Boulton e Walt e comam cerca de 6 bilhões de libras.

No total, mais de 360 milhões de notas individuais serão recolhidas. Este número representa ao em torno de 11 bilhões de libras, aproximadamente 62 bilhões de reais.

Os britânicos podem depositar suas notas antigas em bancos ou em uma agência dos correios. Ainda será possível trocar as notas antigas, mas este serviço está limitado a um número pequeno de agências de correios.

As notas com o retrato de Elizabeth II ainda seguirão na praça e poderão ser usadas normalmente, segundo o Banco da Inglaterra. A instituição também anunciou que uma nova atualização sobre as notas virá após o período de luto real.

Publicidade

Publicidade