luto animal

Cachorros da rainha podem sofrer com a morte da monarca?

Verdadeira amante dos animais, Elizabeth II tratava seus cães da raça corgi como filhos.

(Crédito: Getty Images)

Apaixonada por animais, a Rainha Elizabeth II nunca escondeu seu amor pelos cachorros. Os da raça corgi eram os preferidos da monarca,  que morreu no dia 8 de setembro. Muick e Sandy foram os dois últimos pets que acompanharam a rainha até o fim da vida. Mas será que os cachorros podem sofrer com a morte da monarca e passar por um processo de luto?

Publicidade

Em entrevista ao site Metrópoles, a médica veterinária Joana Barros, declarou que existem diversos indícios que os cães podem passar por alterações hormonais influenciadas por mudanças na família multiespecie e no ambiente em que vivem.

“Eles podem, assim como nós, vivenciar uma espécie de luto de seus tutores: sentem falta da rotina e do convívio… Isso também acontece quando perdem ou se separam de outros animais”, afirmou a especialista.

Ainda segundo a médica, os bichinhos pode, até mesmo, desenvolver um quadro depressivo que pode levar a morte. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais de luto dados pelos pets, como falta de apetite e apatia.

“Eles podem se apresentar por meio do comportamento, como eram antes e ficaram depois da morte de seu tutor; se há alguma alteração física; e se estão comendo menos ou mais, por exemplo”, ressalta.

Publicidade

Durante 96 anos, o Palácio de Buckingham foi lar de cerca de 30 cães. Muitos deles eram descendentes de Susan, corgi fêmea que Elizabeth II ganhou de presente de aniversário quando completou 18 anos. A raça passou a ser comumente associada à rainha e virou sua marca registrada. Durante as celebrações do Jubileu de 70 anos da monarca, o Twitter da família real apresentou um emoji inspirado na raça. 

 

Publicidade

Com a morte da rainha, Muik e Sandy irão ficar sob os cuidados do filho mais novo de Elizabeth II, o príncipe Andrew. Nesta segunda-feira (19), os corgis participaram de uma parte do velório monarca. Eles foram vistos na entrada do Castelo de Windsor sob os cuidados de servidores da Família Real.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.