Carros conseguem deixar Mariupol

A cidade estava sitiada desde o início das invasões russas, que completa 20 dias

carros-conseguem-deixar-mariupol
Ucranianos em abrigo (Créditos: Pierre Crom/Getty Images)

A prefeitura comunicou que 2.000 carros conseguiram deixar Mariupol, cidade ao sudeste da Ucrânia nesta terça-feira (15). A cidade estava sitiada desde o início das invasões russas, que completa 20 dias.

Publicidade

Nesta segunda-feira (14), o primeiro comboio deixou a cidade, após 11 dias de negociações em relação ao possível cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. Mariupol estava sitiada, com relatos de falta de comida, energia, em meio ao extremo frio da cidade.

De acordo com o portal G1, mais outros 2.000 carros estão prestes a deixar a cidade, para outros locais que sejam mais seguros. Com os bombardeiros, o número de mortos em Mariupol já passa de 2.000.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade