
O ex-presidente Donald Trump se declarou inocente no processo criminal aberto contra ele em Miami e, salvo um evento imprevisto, os trâmites jurídicos seguirão de forma tradicional.
O processo contra Trump, que o acusa de reter ilegalmente documentos confidenciais de defesa nacional e obstruir os esforços do governo para recuperá-los, é o primeiro na história dos EUA com acusações federais contra um ex-presidente.
Contudo, o trâmite do processo pelo sistema jurídico deverá, com alguma sorte, transcorrer como as demais matérias criminais, ainda que tenha, provavelmente, o calendário político como pano de fundo. As eleições americanas acontecerão em 2024.
Por enquanto, a única data marcada é no próximo dia 27 de junho, que acontecerá nova uma audiência, na qual o co-réu e assessor pessoal de Trump, Walt Nauta, apresentará sua declaração. O porta-voz de Trump, Steven Cheung, disse que não tem certeza se Nauta e Trump têm um acordo de defesa conjunto.
Defesa e acusação iniciarão um ritmo lento, mas constante, reunindo-se a cada dois meses no tribunal, na medida que o governo começa a fornecer evidências à defesa, fase conhecida como processo de descoberta. Essas evidências ajudarão os advogados de Trump a decidir quais moções planejam apresentar ao confrontar as acusações contra ele.
Trump também terá que decidir quais os membros que irão compor sua equipe jurídica. Para tanto, ele se reuniu em particular com alguns advogados em Miami, na noite desta segunda-feira (12), informou o New York Times. Porém, de acordo com uma fonte próxima a ele, ninguém estava autorizado a falar publicamente sobre os esforços para refazer sua equipe jurídica.
Por enquanto, Trump se apoiará fortemente no advogado Todd Blanche, de Nova York, que esteve com ele na acusação perante a justiça. Blanche também está defendendo Trump contra acusações criminais no tribunal estadual de Manhattan decorrentes de um pagamento ilegal – suborno – a uma atriz pornô.
“Nação em declínio”: Donald Trump critica estado da América após comparecimento ao tribunal em Miami pic.twitter.com/azEEiufmhq
— Julio Cesar (@vergonhadepais1) June 14, 2023