Após 17 anos

Chefe de Direitos Humanos da ONU deve visitar China

O escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse que, durante a viagem, está prevista uma parada ao extremo oeste da China.

chefe-de-direitos-humanos-da-onu-deve-visitar-china
A chefe de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

A chefe de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet deve visitar a China na próxima semana, pela primeira vez desde 2005, informou o ministro das Relações Exteriores nesta sexta-feira (20), segundo informações da CNN.

Publicidade

O escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos disse que durante a viagem está prevista uma parada ao extremo oeste da China, em Xinjiang, onde o comissariado acredita que membros da minoria étnica dos uigures foram detidos ilegalmente, maltratados e forçados a trabalhar. A China nega as acusações do Ocidente e alerta outros países a não se envolverem em assuntos internos do país.

De acordo com a CNN, nesta sexta-feira (20), a Human Rights Watch disse que ela e outras organizações de direitos se preocupam com a possibilidade do governo chinês manipular a visita como uma façanha de relações públicas.

No Twitter, a Human Right Watch fez uma publicação dizendo:

“A próxima visita de Michelle Bachelet à China é a primeira visita de um comissário de direitos humanos da ONU desde 2005. Seu legado como alta comissária será medido por sua disposição de responsabilizar a China por crimes contra a humanidade cometidos sob seu comando.”

Publicidade

Os Direitos Humanos da ONU também publicaram no Twitter sobre a viagem de Bachelet.
“@UNHumanRights anuncia a primeira visita à #China de um Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos desde 2005, de 23 a 28 de maio. @machelet visitará Guangzhou, Kashgar e Urumqi.”