exercícios militares

China anuncia envio de tropas para a Rússia

O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa da China, nesta quarta-feira (17).

china-anuncia-envio-de-tropas-para-a-russia
Vladimir Putin, presidente da Rússia e Xi Jinping, presidente da China (Créditos: Kenzaburo Fukuhara/ Getty Images)

A China anunciou nesta quarta-feira (17) que enviará tropas para a Rússia, em meio a tensões com os Estados Unidos. De acordo com as autoridades chinesas, os militares participarão de um exercício conjunto no país.

Publicidade

O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa da China. Segundo a pasta, tropas da Índia, Belarus e Tajiquistão também participarão dos exercícios, que vão ocorrer em território russo. Ainda não há data confirmada para o encontro.

A participação da China nos exercícios conjuntos “não tem relação com a atual situação internacional e regional”, afirmou o ministério em comunicado. O Ministério da Defesa chinês acrescentou que os  exercícios fazem parte de um acordo de cooperação anual bilateral. Em outros anos, exercícios similares foram liderados pela Rússia, com a participação da China.

“O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança”, disse o comunicado.

O anúncio do exercício conjunto com a Rússia acontece em meio a momentos tensos entre China e Estados Unidos. As tensões de acirraram no início deste mês, após a visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, à Taiwan, que o governo chinês indica ser parte de seu território.

Publicidade

Para a China, a visita foi considerada uma provocação dos Estados Unidos. Desde então, chineses têm feito exercícios militares ao redor de Taiwan.