veja qual é!

Coleção de figurinhas antigas da Rainha Elizabeth vale R$ 613 milhões

Rainha se orgulhava profundamente do acervo histórico sobre seu país que ajudou a construir.

Coleção de Elizabeth está disposta em museu online (Créditos: Richard Stonehouse – WPA Pool /Getty Images)

Falecida na tarde desta quinta-feira (8), a Rainha Elizabeth II possuía hobbies peculiares e refinados, como apostar em corridas de cavalos e acompanhar provas da Fórmula 1, mas um deles se destaca ainda mais: a monarca tinha uma coleção num valor de 100 milhões de libras (aproximadamente R$613 milhões) de figurinhas antigas.

Publicidade

A coleção da rainha não se tratava de figurinhas comuns. Elizabeth era fascinada por selos que eram exibidos em notas, cartas, panfletos, etc. A maior parte dos itens que ela mantinha em sua coleção acompanhavam a história recente do Reino Unido e suas ex-colônias. A rainha possuía, por exemplo, o que se acredita serem as últimas cédulas de 100 libras sobreviventes da época em que a Inglaterra impôs a moeda nas suas colônias africanas de Quênia e Uganda.

Era conhecido entre os frequentadores do Palácio de Buckingham que a rainha costumava chamar amigos para mostrar sua coleção. Na verdade, Elizabeth foi uma das maiores contribuidoras para o acervo, mas a famosa Royal Philatelic Collection está na família real desde 1864, iniciada pelo príncipe Alfred, filho da rainha Victoria.

É um de seus orgulhos e alegrias, não apenas porque ela possui alguns dos selos mais valiosos do mundo, mas também porque ela construiu um tesouro de família e sente que deixou seu pai e os demais donos anteriores orgulhosos”, afirmou Phil Dampier, autor de diversos livros sobre a monarquia inglesa, para a Fabulous Digital.

Publicidade