FÍSICO E MENTAL

Como surgiu o “Dia do Homem”? Saiba mais

A celebração foi uma inciativa do então presidente da extinta União Soviética, Mikhail Gorbachev, e logo foi adotada por outros países

Como surgiu o "Dia do Homem"? Saiba mais
O Dia do Homem é comemorado em 15 de julho; no Brasil, a celebração é pouco conhecida (Crédito: Canva Fotos)

O Dia do Homem é comemorado em 15 de julho. A data não é popular entre os brasileiros e muitos sequer têm conhecimento que há um dia para celebrar o homem.

Publicidade

A data guarda pouca “semelhança” com a criação do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, que surgiu como um dia de luta, de liberdade, de afirmação de direitos, de conquistas de direitos, muitos dos quais foram – e ainda são – negados às mulheres.

A data tem como objetivo incentivar a prevenção e os cuidados com a saúde masculina, tema que ainda enfrenta muitos tabus e desafios. Os números oficiais confirmam certo desleixo que os homens possuem com seu corpo físico.

A celebração surgiu, em 1985, por uma iniciativa do governo soviético de Mikhail Gorbachev, que buscou homenagear figuras importantes da história do seu país e logo foi se incorporando ao calendário de outros países, como Trinidad e Tobago, fundando o International Man Day.

Dentre as várias justificativas estava a necessidade de que homens passassem a ter mais atenção em relação a própria saúde ou, grosso, modo, para que fossem com mais frequência ao médico. Entretanto, criou-se a data também com o propósito de que os homens desenvolvam mais consciência sobre questões ligadas à igualdade e equidade de direitos entre homens e mulheres.

Publicidade

De fato, as questões de saúde são igualmente importantes. Segundo números do Ministério da Saúde também divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o câncer de pênis, uma doença que mutila, afetou 1.933 homens de janeiro a novembro de 2022; as amputações do órgão chegaram a 459 casos.

E tem mais: o câncer de próstata é o segundo com maior mortalidade entre os homens. Em 2021 foram 65.840 novos casos, representando o percentual aproximado de 29,2% dos tumores incidentes em pessoas do sexo biológico masculino (cisgênero e transgênero).

O Dia do Homem é um dia de “luta”, talvez para que eles se atentem mais ao próprio corpo – homens sempre foram mais desleixados com próprio físico e com seu  estado mental; mulheres são muito mais cuidadosas consigo mesmas.

Publicidade

“Homem não chora”, “tem que ser sempre forte”, “não precisa de ajuda”: são algumas das grandes mentiras difundidas por séculos com relação à “invencibilidade” masculina. Homens, a grande maioria, foram educados a não revelarem dores de amores e da psique, tampouco dores físicas. Que a data de hoje seja de reflexão, mas que seja também de atitude.

 

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.