Tensão Internacional

Depois de Pelosi, delegação de parlamentares dos EUA visita Taiwan

A delegação é liderada pelo senador democrata Ed Markey, do estado de Massachusetts, e tem como objetivo discutir com líderes taiwaneses questões que envolvem a relação da ilha com os EUA.

Depois de Pelosi, delegação de parlamentares dos EUA visita Taiwan
Nancy Pelosi em sua visita à presidente Tsai Ing-wen, em Taiwan (Crédito: Chien Chih-Hung/Office of The President via Getty Images)

Depois da polêmica visita de Nancy Pelosi, uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos aterrissou em Taiwan neste domingo (14) para uma visita que durará dois dias e que contará com uma reunião com a presidente Tsai Ing-wen.

Publicidade

A delegação é liderada pelo senador democrata Ed Markey, do estado de Massachusetts, e tem como objetivo discutir com líderes taiwaneses questões que envolvem a relação da ilha com os EUA, segurança regional, investimentos, comércio, entre outros assuntos. A informação é do Instituto Americano em Taiwan.

A China realizou exercícios militares, ao redor da ilha de Taiwan, para demonstrar sua insatisfação com a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. Portanto, a visita da delegação de parlamentares a Taiwan não deve agradar o gigante asiático.

No sábado (13), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan divulgou um comunicado para expressar sua “sincera gratidão” aos EUA pelas “ações concretas” para manter a segurança no local.

“Especialmente em um momento em que a China está aumentando as tensões no Estreito de Taiwan e na região com exercícios militares, Markey liderando uma delegação para visitar Taiwan mais uma vez demonstra o firme apoio do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan”, disse o comunicado.

Publicidade

Publicidade