
Depois da polêmica visita de Nancy Pelosi, uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos aterrissou em Taiwan neste domingo (14) para uma visita que durará dois dias e que contará com uma reunião com a presidente Tsai Ing-wen.
A delegação é liderada pelo senador democrata Ed Markey, do estado de Massachusetts, e tem como objetivo discutir com líderes taiwaneses questões que envolvem a relação da ilha com os EUA, segurança regional, investimentos, comércio, entre outros assuntos. A informação é do Instituto Americano em Taiwan.
A China realizou exercícios militares, ao redor da ilha de Taiwan, para demonstrar sua insatisfação com a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. Portanto, a visita da delegação de parlamentares a Taiwan não deve agradar o gigante asiático.
No sábado (13), o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan divulgou um comunicado para expressar sua “sincera gratidão” aos EUA pelas “ações concretas” para manter a segurança no local.
“Especialmente em um momento em que a China está aumentando as tensões no Estreito de Taiwan e na região com exercícios militares, Markey liderando uma delegação para visitar Taiwan mais uma vez demonstra o firme apoio do Congresso dos Estados Unidos a Taiwan”, disse o comunicado.
Uma nova delegação de congressistas dos EUA desembarcou em Taiwan hoje, acentuando as tensões. O grupo bipartidário irá discutir com as autoridades locais “relações bilaterais, segurança regional, comércio, investimento, alterações climáticas e outras questões de interesse mútuo” pic.twitter.com/KiOdvPgckZ
— geopol.pt (@GeopolPt) August 14, 2022