Ou Yang Li-hsing, especialista em tecnologia militar e vice-chefe de pesquisa do Ministério da Defesa de Taiwan, foi encontrado morto em seu quarto de hotel neste sábado (6). A informação foi dada pela agência de notícias do país.
Segundo a agência, Ou Yang tinha um histórico de doenças cardíacas e morreu vítima de um ataque fulminante. O cientista estava numa viagem de negócios quando faleceu.
Quando havia assumido o cargo de vice-chefe de pesquisa no início desse ano, o especialista tinha a missão de dobrar a capacidade anual de produção de mísseis de Taiwan, na qual estava envolvido durante a viagem em que foi achado morto.
A ilha está investindo nesse projeto conforme percebe um aumento das tensões com a China. Atualmente, Taiwan consegue produzir 500 mísseis por ano. Ou Yang, portanto, trabalhava como supervisor desse projeto no Instituto de Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan, de propriedade militar.
China e Taiwan estão em alerta máximo com a tensão entre os dois países em ponto crítico. A escalada teve seu ponto alto com a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à Taiwan nessa semana, a qual a China respondeu prometendo ‘sérias consequências.’
Atualmente, a China coordena exercícios militares na província de Fuijan, próxima a costa de Taiwan.