ANIVERSÁRIO DE MAOMÉ

Explosão em procissão religiosa mata ao menos 30 pessoas no Paquistão

O ataque aconteceu no distrito provincial de Mastung; autoridades do país acreditam que pode ter sido um ataque suicida

Explosão em procissão religiosa mata ao menos 30 pessoas no Paquistão
O primeiro-ministro interino do Paquistão, Anwar-ul-Haq Kakar, condenou a explosão em um comunicado oficial (Crédito Foto: Al Khidmat Foundation)

Ao menos 30 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em uma procissão religiosa no sudoeste do Paquistão nesta sexta-feira (29). As autoridades paquistanesas acreditam que pode ter sido um ataque suicida

Publicidade

A explosão ocorreu no distrito de Mastung, na província do Baluchistão, enquanto as pessoas comemoravam o aniversário do profeta Maomé, disse o ministro da Informação da província, Jan Achakzai, à CNN Internacional.

O Baluchistão, a maior província do Paquistão em área e com uma população de quase 15 milhões de habitante, tem sido palco de uma insurgência de décadas por parte de separatistas que exigem a independência do governo central de Islamabad. Os insurgente alegam haver um monopólio estatal e a exploração dos recursos minerais da região.

O comissário assistente de Mastung, Atta Ul Munim, confirmou à emissora que a explosão foi um ataque suicida e que 40 pessoas ficaram feridas. Não houve reivindicação de responsabilidade pela explosão. Ele alegou que um policial sênior, que foi morto na explosão, foi o alvo do ataque.

Os feridos graves foram transferidos para hospitais em Quetta, capital da província, enquanto outros estão sendo tratados num hospital local em Mastung, disse ele.

Publicidade

Achakzai disse que os corpos das vítimas também foram transferidos para um hospital, mas espera que o número de vítimas aumente.

O primeiro-ministro interino do país, Anwar-ul-Haq Kakar, condenou veementemente a explosão em um comunicado.

“O primeiro-ministro expressou as suas condolências às famílias daqueles que morreram na explosão”, disse um comunicado do seu gabinete. “As orações do primeiro-ministro por perdão aos falecidos e paciência para as famílias.”

Publicidade

A polícia de Karachi, a maior cidade do Paquistão, a cerca de 600 km de Mastung, foi instruída a reforçar a segurança e a permanecer em “alerta máximo” após a explosão, disse um comunicado do inspetor-geral.

 

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.