Conflito Rússia X Ucrânia

Forças russas estão perto de cercar tropas ucranianas no leste

Após três meses da invasão na Ucrânia, a Rússia deixou de atacar Kiev e passou a tentar assumir o controle da região industrial oriental de Donbass.

forcas-russas-estao-perto-de-cercar-tropas-ucranianas-no-leste
Tropas militares tentam cercar as cidades de Sievierodonetsk e Lysychansk (Crédito: Andrew Burton/Getty Images)

As forças russas estão se aproximando das tropas ucranianas no leste do país, segundo informou uma autoridade ucraniana nesta quinta-feira (26). Após três meses da invasão na Ucrânia, a Rússia deixou de atacar Kiev e passou a tentar alcançar o controle da região industrial oriental de Donbass, onde apoia separatistas desde 2014. Com vários ataques, os russos tentam cercar as forças ucranianas nas cidades de Sievierodonetsk e Lysychansk.

Publicidade

O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, afirmou que cerca de 50 soldados russos chegaram à rodovia e “conseguiram se firmar”, chegando a dominar até um posto de controle que foi quebrado, segundo informações da CNN. “O posto de controle foi quebrado, eles foram mandados de volta. o Exército russo não controla a rota agora, mas eles estão bombardeando”.

De acordo com o general Oleksiy Gromov, vice-chefe do departamento de operações do Estado-Maior da Ucrânia, por mais que a Rússia tenha vantagens, eles estão fazendo o que podem. Segundo analistas militares ocidentais, as batalhas que acontecem nas duas cidade podem ser um ponto de virada na guerra, visto que a Rússia tem como objetivo capturar o leste.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

A guerra na Ucrânia continua trazendo inúmeras consequência, como o custo alto em alimentos básicos.