Homenagem a Shinzo Abe

Funeral de ex-premiê Shinzo Abe começa em Tóquio

O homem acusado pelo assassinato de Abe, Tetsuya Yamagmi, de 41 anos, está detido.

funeral-de-ex-premie-shinzo-abe-comeca-em-toquio
Shinzo Abe (Créditos: Kent Nishimura/Getty Images)

Familiares e amigos de Shinzo Abe prestam homenagem ao ex-primeiro-ministro japonês nesta segunda-feira (11) em seu funeral, em Tóquio. Abe foi assassinado ao ser atingido por dois tiros na último sexta-feira (8), enquanto fazia um discurso no oeste do Japão.

Publicidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, entregou ao  primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, uma carta de Joe Biden, presidente norte-americano, destinada à família de Abe. “Quando um amigo está sofrendo, o outro amigo aparece. Abe fez mais do que qualquer outra pessoa para elevar a relação entre Estados Unidos e Japão”,  disse o secretário. Além disso, Blinken declarou que Abe era um “homem de visão com a habilidade de concretizar esta visão”.

O homem acusado pelo assassinato de Abe, Tetsuya Yamagmi, de 41 anos, está detido. Ele alegou aos investigadores que atacou o ex-premiê porque acreditava que o político estava vinculado a uma organização religiosa.

A mãe do suspeito é integrante da Igreja da Unificação, confirmou a organização, também conhecida como Seita Moon, nesta segunda-feira (11).  Segundo o portal g1, o atirador acreditava que Abe tinha vínculos com este grupo. “A mãe do suspeito Tetsuya Yamagami é membro de nossa organização e tem participado de nossos eventos uma vez por mês”, declarou Tomihiro Tanaka, presidente da Igreja da Unificação no Japão, em uma breve entrevista coletiva em Tóquio.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.