Todos os homens ucranianos e naturalizados com idades entre 18 e 60 anos estão proibidos pela Ucrânia de sair do país. O Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado informou nesta sexta-feira (25), que essa decisão é válida pelo tempo que a Lei Marcial tiver em vigor.
A Lei Marcial é uma norma que pode ser utilizada em cenários de conflito como o que o país está vivendo no momento. Essa lei substitui as leis e autoridades civis por leis militares, o que autoriza esse tipo de proibição para que os homens estejam disponíveis para entrar em combate caso seja necessário.
O anúncio da Lei Marcial foi realizado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por meio de um vídeo nas suas redes sociais, de acordo com o G1. Isso ocorreu logo após a Rússia iniciar os ataques ao país nessa quinta-feira (24).
“Caros cidadãos ucranianos, esta manhã o presidente Putin anunciou uma operação militar especial em Donbas. A Rússia realizou ataques contra nossa infraestrutura militar e nossos guardas de fronteira. Ouviram-se explosões em muitas cidades da Ucrânia. Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país”, declarou.
Segundo a CNN, o presidente Zelensky também pediu que as pessoas confiem nas forças armadas do país. “Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando. Sem pânico. Somos fortes. Estamos prontos para tudo”.