Autoridades do México enfrentam mais um obstáculo no resgate dos mineiros que estão presos em uma mina de carvão há 13 dias. Nesta segunda-feira (15), o nível da água voltou a subir e frustrou mais uma tentativa de resgate dos trabalhadores.
Os mineiros estão presos em uma mina de carvão localizada na região de Pinabete, estado de Coahuila, México, desde o dia três de agosto. A escavação dos trabalhadores provocou o desabamento de uma parede de um túnel dentro da mina, inundando o local.
A diretora da Defesa Civil do México, Laura Velázquez, afirmou que a água vem de outra mina, que permaneceu fechada por conta de uma enchente em 1996. Segundo Laura, a mina de Conchas Norte acumulou cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água por conta da enchente.
A estratégia das equipes de resgate é bombear a água para fora da mina, mas, com a nova inundação, o plano para salvar os mineiros do México foi suspenso, já que o nível da água alcançou aproximadamente 40 metros:
“Essa entrada repentina [de água] forçou a suspensão completa do plano de entrada. Colocamos uma câmera no poço, que revelou canos e cabos boiando em águas extremamente turvas”, revelou Laura Velázquez.
México 🇲🇽
Cerca de 10 mineiros estão presos em uma mina de carvão há uma semana, na cidade de Sabinas, próximo da fronteira com o EUA. O resgate foi interrompido nesta quinta-feira, após as equipes atingirem um ponto que poderia provocar um colapso na terra.
— Jonathas Cotrim (@Jonathas_Cotrim) August 11, 2022