Pelo menos 21 pessoas ficaram presas em uma inundação dentro de uma mina ilegal de carvão na província de Shanxi, no norte da China, iformaram as autoridades locais nesta quinta-feira (16).
De início a imprensa local tinha informado que haviam 22 pessoas presas dentro das escavações, mas o número foi revisado e alterado para baixo.
O grupo que se encontra dentro da mina trabalhava no local na quarta-feira (15) à noite, quando a área que fica próxima à cidade de Xiaoyi começou a alagar
Equipes de resgate foram acionadas e estão no local nesta quinta e tentam salvar os mineiros, eles atuam no local com uma série de tubos para drenagem da área. O governo de Xiaoyi informou que a água estava sendo bombeada para fora da mina e que seu nível estava baixando.
De acordo com a emissora pública CGTN, pelo menos seis pessoas foram presas por irregularidades na mina. A polícia local ainda faz buscas por mais envolvidos com o incidente.
A operação, no entanto, é considerada complexa pela natureza do terreno e pelas baixas temperaturas em Xiaoyi, onde foram registrados 10 graus negativos.
Na China, os acidentes com mineração são muito frequentes, devido às medidas de seguranças precárias e ao descumprimento de normas que não são cumpridas.
Nas últimas décadas os seguranças das minas melhoraram muito no país, porém, os acidentes continuam a acontecer com bastante frequência.
No ano passado, a China chegou a registrar mais de 573 mortes que estavam relacionadas a acidentes em minas.
Mais de 20 presos em inundação de mina de carvão no norte da China. O local, que fica na cidade de Xiaoyi, província de Shanxi, praticava mineração ilegal, disseram autoridades locais nesta quinta-feira (16). O trabalho de resgate segue em andamento (Xinhua)
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) December 16, 2021