Nesta quinta-feira (30), a juíza Ketanji Brown Jackson fez história e tomou posse na Suprema Corte dos Estados Unidos. Ketanji é a primeira mulher negra a ocupar o cargo e foi eleita em abril, quando o Senado a elegeu por 53 votos a favor de sua indicação.
A juíza foi indicada em janeiro pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para ocupar a vaga de Stephen Breyer, um homem branco de 83 anos e indicado pelo ex-presidente Bill Clinton, em 1994. Ketanji Brown Jackson se tornou a 116ª juíza e a 6ª mulher a tomar posse na Suprema Corte.
“Com o coração cheio, aceito a solene responsabilidade de apoiar e defender a Constituição dos Estados Unidos e administrar a justiça sem medo ou favor”, declarou, em um comunicado, a nova magistrada.
Ketanji assume a cadeira diante de uma série de decisões polêmicas tomadas pela Suprema Corte. Atualmente, a Corte se divide entre 6 juízes ditos “conservadores” e mais 2 juízes ditos “liberais”.
Nascida em Washington D.C. e crescida em Miami, Jackson é ex-advogada de Stephen Breyer. Aos seus 51 anos, assume o cargo tendo estudado direito na Universidade Harvard e, além de ter atuado como juíza, também trabalhou como defensora pública federal em sua carreira.
Impossível não comemorar a chegada da primeira juíza negra na Suprema Corte dos Estados Unidos! A juíza Ketanji Brown Jackson, de 51 anos, foi aprovada pelo Senado dos EUA após a indicação do presidente Joe Biden. pic.twitter.com/Q3Riak6jKI
— Eliane Aquino (@Eliane_Aquino) June 30, 2022