Conflito Rússia Ucrânia

Lavrov comenta sobre nova ofensiva russa

Em entrevista exclusiva para a TV indiana, India Today, Lavrov respondeu perguntas sobre diversos temas relacionados a Ocidente x Oriente.

Lavrov comenta sobre nova ofensiva russa
Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia e homem forte de Putin (Crédito: Andrew Burton/Getty Images)

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, a Rússia está iniciando uma nova fase do que chamam de “Operação Militar Especial” pelo leste ucraniano. A nova ofensiva pretende tomar, de vez, a região de Donbass, na qual ficam as cidades de Donetsk e Luhansk.

Publicidade

Em relação à nova ofensiva, que acontece numa extensão de 480km, Sergei acredita que “será um momento muito importante de toda essa operação”, mas que não pode, claramente, “comentar sobre o teor das operações”.

O Ministério de Defesa russo afirmou que 1.260 alvos foram atingidos na noite de segunda-feira (18).

Em uma das poucas entrevistas concedidas desde o começo do conflito, o chanceler russo voltou a destacar, nesta terça-feira (19), em entrevista exclusiva ao canal de notícias India Today, que os EUA traíram um pacto de não expansão da OTAN para o Oriente, usando a desculpa de que se trata de uma aliança de defesa.

Na continuação da entrevista, Lavrov comenta que os Estados Unidos já perceberam ameaças em alguns países localizados a mais de 10.000 quilômetros de distância do território norte-americano, como Síria, Iraque e Líbia, e questionou o porquê da Rússia não poder aceitar que a Ucrânia faça parte da OTAN.

Publicidade

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, em certo momento, levanta a questão de que “nenhum jornalista do Ocidente levantou um dedo” para cobrir os conflitos que, a partir de 2014, ganharam força na região.

 

Publicidade