![Lavrov comenta sobre nova ofensiva russa](https://brasil.perfil.com/wp-content/uploads/2022/04/lavrov-comenta-sobre-nova-ofensiva-russa.jpg)
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, a Rússia está iniciando uma nova fase do que chamam de “Operação Militar Especial” pelo leste ucraniano. A nova ofensiva pretende tomar, de vez, a região de Donbass, na qual ficam as cidades de Donetsk e Luhansk.
Em relação à nova ofensiva, que acontece numa extensão de 480km, Sergei acredita que “será um momento muito importante de toda essa operação”, mas que não pode, claramente, “comentar sobre o teor das operações”.
O Ministério de Defesa russo afirmou que 1.260 alvos foram atingidos na noite de segunda-feira (18).
‘West, NATO triggered Russia-Ukraine war,’ says Russian foreign minister Sergey Lavrov in a conversation with India Today. He denied allegations of Bucha genocide. #Russia #Ukraine #RussiaUkraineWar #RE pic.twitter.com/7VTAt1HR8W
— IndiaToday (@IndiaToday) April 19, 2022
Em uma das poucas entrevistas concedidas desde o começo do conflito, o chanceler russo voltou a destacar, nesta terça-feira (19), em entrevista exclusiva ao canal de notícias India Today, que os EUA traíram um pacto de não expansão da OTAN para o Oriente, usando a desculpa de que se trata de uma aliança de defesa.
Na continuação da entrevista, Lavrov comenta que os Estados Unidos já perceberam ameaças em alguns países localizados a mais de 10.000 quilômetros de distância do território norte-americano, como Síria, Iraque e Líbia, e questionou o porquê da Rússia não poder aceitar que a Ucrânia faça parte da OTAN.
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, em certo momento, levanta a questão de que “nenhum jornalista do Ocidente levantou um dedo” para cobrir os conflitos que, a partir de 2014, ganharam força na região.