ESSEQUIBO

Maduro manda recado aos EUA: ‘Deixem Guiana e Venezuela resolverem este assunto’

Ele também questionou a presença de militares estadunidenses na fronteira entre os dois países sul-americanos

Maduro manda recado aos EUA: 'Deixem Guiana e Venezuela resolverem este assunto'
(Crédito: Agência Brasil)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse, na noite desta segunda-feira (4), para os Estados Unidos (EUA) não se envolverem no assunto Essequibo, nem nas questões com a Guiana.

Publicidade

Maduro respondeu a fala do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA sobre o referendo realizado no último domingo, em que a Venezuela aprovou com 96% dos votos a anexação do território de Essequibo, que pertence à Guiana.

Durante o programa “Con Maduro +” (live no Youtube), em que tratou assunto do governo, o presidente venezuelano disse para os EUA ficarem “longe daqui.”

“Estados Unidos, eu aconselho, longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz”, disse o presidente.

Ele também questionou a presença de militares norte-americanos na fronteira da Guiana, e declarações de Irfaan Ali, presidente guianês.

Publicidade

“Então os Estados Unidos retiraram a presidência do presidente da Guiana? O presidente da Guiana disse que tinha tropas dos Estados Unidos prontas para travar uma guerra contra a Venezuela. Ou seja, os Estados Unidos – mais uma vez – estão agindo como estão: fazem uma promessa à Guiana e incentivam a provocar a Venezuela”, disse Maduro durante a transmissão.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou nesta segunda-feira que o governo de Joe Biden apoia uma solução pacífica para a disputa de fronteira entre Venezuela e Guiana e acredita que ela não pode ser resolvida por meio de um referendo. “Isso não é algo que será resolvido por um referendo”, ressaltou o porta-voz do Departamento de Estado.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.