O presidente Javier Milei redobrou as críticas a Luis Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (28). Longe de pedir desculpas ao presidente brasileiro, ele foi mais fundo e descarregou uma série de frases que prometem – ainda mais – tensionar a relação com o Brasil: “As coisas que eu disse são verdadeiras”, afirmou.
“Quais são os problemas de chamá-lo de corrupto? Ele não foi preso por ser corrupto? O que eu disse dele, comunista? Ele não é comunista? Desde quando temos que pedir desculpas por dizer a verdade? Ou somos estamos tão cansados do politicamente correto que nada pode ser dito à esquerda, mesmo que seja verdade?”, disse o chefe de Estado argentino sobre seu homólogo brasileiro em uma entrevista.
Milei x Lula
Esta semana, Lula disse que não irá falar com Javier Milei até que ele peça desculpas a ele e ao Brasil pelas “bobagens” que disse. “Não falei com o presidente da Argentina porque acho que ele deveria pedir desculpas ao Brasil e a mim. Ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas”, disse Lula em entrevista ao portal UOL.
O brasileiro não especificou quais declarações se referia, mas Milei chamou o brasileiro de “corrupto” e “comunista” durante a campanha eleitoral, em 2022. Milei venceu as eleições presidenciais no segundo turno.
O mandatário da Argentina, no relato feito a Antonio Laje pelo LN+, sustentou que se tratava de uma “discussão tão pequena que parece pré-adolescente”.
🟣 Milei no se disculpó con Lula y subió la apuesta: “Le dije corrupto ¿Acaso no fue preso por corrupto?”https://t.co/FVs3SlQasS
— Perfil.com (@perfilcom) June 28, 2024
* A reportagem completa você encontra na Perfil.com.