Russos usam pela primeira vez mísseis hipersônicos e destroem armazém militar na Ucrânia. Neste sábado (19), o Ministério da Defesa da Rússia disse que mísseis hipersônicos Kinzhal destruíram um depósito de munições militares no oeste da Ucrânia, nesta sexta-feira (18).
De acordo com à CNN, o ministério afirmou “Em 18 de março, o sistema de mísseis de aviação Kinzhal com mísseis aerobalísticos hipersônicos destruiu um grande depósito subterrâneo de mísseis e munição de aviação das tropas ucranianas na vila de Delyatin, região de Ivano-Frankivsk”.
Segundo o ministério o míssil é altamente manobrável e viaja mais rápido que a velocidade do som. No ano de 2018, o presidente Vladimir Putin havia dito que a Rússia desenvolveu um míssil que poderia lançar uma ogiva em velocidade hipersônica.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
No Conselho de Segurança, subsecretária-geral das @NacoesUnidas para Assuntos Políticos e Operações de Paz, @DicarloRosemary, exigiu investigações completas de possíveis violações do direito internacional humanitário nos ataques a civis na #Ucrânia.https://t.co/CwyT8xbgKD
— ONU Brasil (@ONUBrasil) March 18, 2022
*Este texto contém informações retirada da CNN Brasil.