Muita Emoção

Papa Francisco chora ao mencionar Ucrânia em oração

Francisco rezava uma tradicional oração à Madona, no centro de Roma.

Papa Francisco chora ao mencionar Ucrânia em oração
O Papa Francisco já fez diversos apelos para o fim da guerra na Ucrânia (Crédito: Tomohiro Ohsumi/Getty Images)

O Papa Francisco chorou ao mencionar o sofrimento do povo da Ucrânia no conflito contra a Rússia. Durante uma tradicional oração no centro de Roma, o católico ficou cerca de 30 segundos sem conseguir falar por conta da emoção. Quando retomou a oração, estava com a voz embargada.

Publicidade

A multidão que o assistia, incluindo o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, aplaudiu ao perceber que o Papa não conseguia mais falar por conta do choro. Francisco rezava uma tradicional oração à Madona aos pés de uma escultura na festa da Imaculada Conceição, um feriado nacional na Itália.

“Virgem Imaculada, hoje eu gostaria de trazer-lhe os agradecimentos do povo ucraniano [pela paz]”, disse o Papa antes de ser dominado pela emoção e ter que parar. Quando retomou o fôlego, continuou:

“Em vez disso, mais uma vez devo trazer-vos as súplicas das crianças, dos idosos, dos pais e mães, dos jovens daquela terra martirizada, que tanto sofre”.

Depois de terminar a oração, Francisco foi questionado por um dos jornalistas que estavam no local se estava emocionado com o discurso e o pontífice afirmou que “sim, ela [a guerra] é um sofrimento enorme, enorme. Uma derrota para a humanidade”.

Publicidade

Na última quarta-feira (7), o Papa Francisco comparou a guerra na Ucrânia com uma operação nazista que matou aproximadamente dois milhões de pessoas entre judeus, ciganos, negros e homossexuais, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.