insatisfação

Pesquisa mostra que a maioria dos americanos desaprova as ações de Israel em Gaza

Joe Biden enfrenta um aumento nos protestos contra sua política no conflito enquanto se prepara para as eleições em novembro

pesquisa-mostra-que-acoes-de-israel
Joe Biden – Crédito: Getty Images

Nesta quarta-feira (27), uma pesquisa da Gallup revelou que a maioria dos norte-americanos não aprova as ações de Israel na Faixa de Gaza. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem apoiando o país e militares israelenses continuam atacando o enclave palestino.

Publicidade

Em resumo, 55% dos entrevistados expressaram desaprovação pelas ações dos militares israelenses na Faixa de Gaza. Esse índice representa um aumento em relação aos 45% que expressaram desaprovação em novembro, logo após o início da operação de Israel.

À Al Jazeera, Raed Jarrar, diretor de defesa do Democracy for the Arab World Now, um grupo em Washington, disse que a pesquisa trouxe à tona uma forte desconexão entre as políticas da gestão Biden e a opinião da população norte-americana quanto às ações de Israel.

“Esta divergência sugere uma necessidade premente de a administração realinhar a sua política externa com os valores e expectativas dos seus constituintes”, afirmou Jarrar. “Uma lacuna tão substancial na aprovação deveria ser outra razão para a administração pôr fim ao seu apoio contínuo ao genocídio de Israel.”

Vale ressaltar que Biden tem enfrentado críticas públicas por seu apoio a Israel e por não condicionar a ajuda externa ao governo israelense ao cumprimento das normas internacionais de direitos humanos.

Publicidade

Os questionamentos ao governo Biden

No começo desta semana, ao invés de recorrer ao veto, a administração Biden optou pela abstenção sobre uma resolução de cessar-fogo do Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com especialistas, esse movimento evidenciou as frustrações de Biden com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

No entanto, os Estados Unidos seguem fornecendo armamentos e expressando apoio público ao país.

Outra sondagem da Gallup, na semana passada, indicou que o índice de aprovação de Biden pela forma como lidou com a situação no Médio Oriente é de 27%. Entre os democratas, a taxa de aprovação atingiu 47%. Já entre os republicanos e independentes foi de 16% e 21%, respectivamente.

Publicidade

“Alguns críticos democratas acreditam que Biden esteve demasiado alinhado com Israel ao não tomar medidas mais enérgicas para promover um cessar-fogo e ajudar os civis palestinos presos na zona de guerra”, apontou a Gallup nesta quarta-feira (27).

Biden enfrenta um aumento nos protestos contra sua política em Gaza enquanto se prepara para as eleições em novembro. Nesse sentido, vários grupos estão encorajando os eleitores democratas a votarem de forma descomprometida nas primárias estaduais.

No início deste mês, os organizadores da campanha “Ouça Michigan” anunciaram seus planos de expandir o movimento a nível nacional. “Hoje, lançamos o nosso movimento nacional para que todos saibam que os eleitores descomprometidos não vão a lado nenhum e não vamos recuar até conseguirmos um cessar-fogo permanente”, declarou Layla Elabed, organizadora da campanha.

Publicidade

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.