Nesta quarta-feira (27), uma pesquisa da Gallup revelou que a maioria dos norte-americanos não aprova as ações de Israel na Faixa de Gaza. Enquanto isso, os Estados Unidos seguem apoiando o país e militares israelenses continuam atacando o enclave palestino.
Em resumo, 55% dos entrevistados expressaram desaprovação pelas ações dos militares israelenses na Faixa de Gaza. Esse índice representa um aumento em relação aos 45% que expressaram desaprovação em novembro, logo após o início da operação de Israel.
À Al Jazeera, Raed Jarrar, diretor de defesa do Democracy for the Arab World Now, um grupo em Washington, disse que a pesquisa trouxe à tona uma forte desconexão entre as políticas da gestão Biden e a opinião da população norte-americana quanto às ações de Israel.
“Esta divergência sugere uma necessidade premente de a administração realinhar a sua política externa com os valores e expectativas dos seus constituintes”, afirmou Jarrar. “Uma lacuna tão substancial na aprovação deveria ser outra razão para a administração pôr fim ao seu apoio contínuo ao genocídio de Israel.”
Vale ressaltar que Biden tem enfrentado críticas públicas por seu apoio a Israel e por não condicionar a ajuda externa ao governo israelense ao cumprimento das normas internacionais de direitos humanos.
Os questionamentos ao governo Biden
No começo desta semana, ao invés de recorrer ao veto, a administração Biden optou pela abstenção sobre uma resolução de cessar-fogo do Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com especialistas, esse movimento evidenciou as frustrações de Biden com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
No entanto, os Estados Unidos seguem fornecendo armamentos e expressando apoio público ao país.
Óbvio que “israel” não iria obedecer a resolução de cessar-fogo. https://t.co/MVKx8iUwYT
— Marcos Feres 🇵🇸 (@marcosvmf_) March 26, 2024
Outra sondagem da Gallup, na semana passada, indicou que o índice de aprovação de Biden pela forma como lidou com a situação no Médio Oriente é de 27%. Entre os democratas, a taxa de aprovação atingiu 47%. Já entre os republicanos e independentes foi de 16% e 21%, respectivamente.
“Alguns críticos democratas acreditam que Biden esteve demasiado alinhado com Israel ao não tomar medidas mais enérgicas para promover um cessar-fogo e ajudar os civis palestinos presos na zona de guerra”, apontou a Gallup nesta quarta-feira (27).
Biden enfrenta um aumento nos protestos contra sua política em Gaza enquanto se prepara para as eleições em novembro. Nesse sentido, vários grupos estão encorajando os eleitores democratas a votarem de forma descomprometida nas primárias estaduais.
No início deste mês, os organizadores da campanha “Ouça Michigan” anunciaram seus planos de expandir o movimento a nível nacional. “Hoje, lançamos o nosso movimento nacional para que todos saibam que os eleitores descomprometidos não vão a lado nenhum e não vamos recuar até conseguirmos um cessar-fogo permanente”, declarou Layla Elabed, organizadora da campanha.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini