Polônia cobra uma ação dos países membros da Otan para que enviem junto, jatos para a Ucrânia. Nesta quarta-feira (9), autoridades polonesas disseram que o fornecimento de caças devem ser feito através da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A Polônia havia sugerido a Washington de levar seus jatos MIG-29 para uma base aérea dos Estados Unidos e assim serem fornecidos a Kiev, mas eles recusaram a proposta. Na terça-feira (7), foi o dia em que a Polônia estava com seus jatos à disposição, mas o Pentágono rejeitou a oferta.
Jakub Kumoch, assessor de relações exteriores do presidente polonês, disse à emissora pública TVP Info “Os EUA não querem que esses aviões cheguem à Ucrânia de bases americanas. A Polônia está pronta para agir, mas apenas no âmbito da aliança, no âmbito da Otan”.
O presidente Volodymir Zelensky pede ajuda aos países do ocidente como, por exemplo, em questão de zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia. Mas, acontece que os Estados Unidos e seus aliados da Otan não cedem a este pedido, pois acreditam que possam entrar em conflito direto com Moscou. O Ministério da Defesa da Rússia, já avisou que países que enviarem aviões à Ucrânia podem ser considerados como conflito à Rússia.
O MIG-29, que seria enviado pela Polônia é um jato de combate que foi desenvolvido na União Soviética e uma das melhores opções para os militares russos pilotarem, visto que já pilotam aeronaves fabricadas na Rússia.
Conflito Rússia e Ucrânia
No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu à Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Alguns dos motivos pelo qual esta invasão aconteceu é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.
O presidente Andrzej Duda, compartilhou em suas redes “De acordo com o presidente Volodymir Zelensky, os russos não têm potencial para ataque frontal agora. Em vez disso, eles aterrorizam os civis bombardeando impiedosamente vilarejos e cidades. A crueldade russa só fortalece a vontade de lutar e a determinação dos Defensores. Apoie a Ucrânia.”
According to @ZelenskyyUa, the Russians do not have the potential for frontal attack now. Instead, they terrorize civilians by ruthlessly bombing villages and towns. Russian cruelty only strengthens the will to fight and the determination of the Defenders. Support UA! ????????????????????
— Andrzej Duda (@AndrzejDuda) March 8, 2022