VEJA VÍDEO

Prédio de três andares desaba na Turquia e mata ao menos 1

Ao menos oito pessoas ficaram feridas; proprietário do edifício foi preso e será investigado pelas autoridades locais

Prédio de três andares desaba na Turquia
Prédio de três andares desaba na Turquia – Créditos: Reprodução

Um prédio de três andares desabou em Istambul, na Turquia, neste domingo (2), às 8h40 da manhã (2h40 de Brasília). Segundo as autoridades turcas, um morador do edifício morreu e pelo menos oito pessoas ficaram feridas.

Publicidade

O governo de Istambul informou em comunicado que todas os indivíduos soterrados já foram resgatados. O prédio estava localizado no distrito de Küçükçekmece, na parte europeia da cidade.

Uma câmera instalada na cabine de um ônibus capturou o momento em que a estrutura entrou em colapso. Por pouco o veículo não foi atingido, e havia transeuntes na rua no momento do incidente. Confira o vídeo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Publicidade

Uma publicação partilhada por Perfil.com Brasil (@perfilcombrasil)

A queda aconteceu após um barulho e tremor, segundo moradores. Um dos resgatados dos escombros afirmou ao jornal turco Sabah que “foi como um terremoto“, apesar de não ter tido registro de atividade sísmica na região.

Publicidade

Tremeu pela manhã. Quando acordei e tentei olhar pela janela para ver o que aconteceu, o prédio tremeu mais e caiu. Nossa casa desabou sobre nossas cabeças. Graças a Deus, minha esposa e eu estamos bem“, disse Mikail Atli.

Construção do prédio era irregular

O governador da província de Istambul, Davut Gül, disse que ainda não há causa determinada para o desabamento do edifício, que era residencial.

Segundo o ministro do Meio Ambiente e Planejamento Urbano da Turquia, Mehmet Özhaseki, o prédio foi construído em 1988, “sem cumprir as normas arquitetônicas e de engenharia“, com 1,5 andar sendo erguido ilegalmente depois.

Publicidade

Özhaseki ressaltou que as inspeções preliminares apontaram que foi utilizada areia marinha na construção e que intervenções posteriores prejudicaram a estabilidade do edifício.

O proprietário do prédio foi preso e será investigado pelas autoridades locais.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.