
O presidente israelense, Isaac Herzog, chegou ao Bahrein neste domingo (4) para uma visita histórica ao pequeno país do Golfo Pérsico. Esta é a primeira vez que um líder de Estado israelense visita o reino árabe desde que as relações se normalizaram, em 2020.
Herzog foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores do Bahrein, Abdellatif al-Zayani, de acordo com uma publicação feita em seu Twitter.
Embora a função do presidente israelense seja simbólica e representativa, ele foi recebido pelo rei Hamad bin Issa Al-Khalifa. No encontro, como relatado pela agência oficial de notícias do Bahrein, a BNA, os líderes dos dois países trataram de questões relacionadas à segurança regional e às relações comerciais entre aliados.
“Faço um apelo a mais Estados da nossa região para que se unam a essa parceria. (…) Ampliar o círculo da paz [no Oriente Médio] é muito importante, sobretudo no contexto das ameaças à estabilidade global e regional. Ante o ódio, as ameaças e o terrorismo, há apenas uma resposta: as alianças com os amigos”, afirmou Herzog.
Israel assinou um acordo de defesa com o Bahrein em fevereiro e Naftali Bennett se tornou o primeiro chefe de Governo israelense a visitar o reino do Bahrein, que significa algo como “reino entre dois mares” em árabe.
Visita histórica: Hoje, o Presidente do Estado de Israel, Isaac Herzog, chegou ao Reino do Bahrein a convite de Sua Majestade o Rei Hamad Bin Isa Al Khalifa com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países e intensificar os históricos Acordos de Abraão. pic.twitter.com/T2Z2uejb2Z
— Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) December 4, 2022