Primeira missão totalmente privada chega à Estação Espacial Internacional

A equipe composta por quatro homens planeja ficar oito dias na plataforma

primeira-missao-totalmente-privada-chega-a-estacao-espacial-internacional
O foguete Falcon 9 da Space X leva a espaçonave Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS) (Crédito: Joel Kowsky/NASA via Getty Images)

A primeira equipe totalmente privada de astronautas já lançada para a Estação Espacial Internacional (ISS) chegou com segurança à plataforma neste sábado (9). O time composto por quatro homens que representam a empresa Axiom Space Inc. chegou a ISS cerca de 21 horas depois da decolagem.

Publicidade

A cápsula Crew Dragon foi colocada em órbita pelo foguete Falcon 9 da SpaceX e foi ancorado pela ISS por volta das 8h30, horário de Brasília. Entretanto, houve uma falha técnica na aproximação da capsula com a estação e o problema forçou a Crew Dragon a pausar o percurso e manter sua posição a 20 metros da ISS por cerca de 45 minutos.

A equipe, que planeja passar oito dias em órbita, foi liderada pelo astronauta espanhol da NASA, Michael Lopez-Alegria, que também é vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Axiom Space.

O segundo comandante da expedição é Larry Connor, um empresário de tecnologia e aviador de acrobacias de Ohio, designado como piloto da missão. Completam a tripulação o investidor-filantropo e ex-piloto de caça israelense Eytan Stibbe, e o empresário e filantropo canadense Mark Pathy, ambos servindo como especialistas em missões espaciais.

Os quatro se juntarão a outros sete tripulantes que atualmente ocupam a Estação Espacial Internacional, sendo três deles astronautas americanos, um alemão e três astronautas russos.

Publicidade

Publicidade