morte da rainha

Rei Charles III faz primeiro discurso como rei

“Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade”, afirmou Charles.

rei-charles-iii-faz-primeiro-discurso-a-nacao
Charles III durante seu discurso nesta sexta (9) (Créditos: Reprodução/CNN)

Um dia após a morte da rainha Elizabeth II, Charles III fez seu primeiro discurso como rei nesta sexta-feira (9). O pronunciamento, que durou 20 minutos, foi gravado previamente, e não foi feito ao vivo.

Publicidade

“Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”, disse ele.

“Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações.”

O rei também afirmou que a mãe dele, ao subir ao trono, prometeu que iria dedicar sua vida ao serviço de seus povos. “Isso foi mais do que uma promessa, foi um comprometimento pela vida”, disse ele.

“Eu faço uma homenagem à memória da minha mãe. Eu sei que a morte dela traz tristeza para muitos de vocês e eu compartilho essa sensação de perda com vocês”, afirmou.

Publicidade

Quando Elizabeth se tornou rainha, o mundo ainda sofria o pós-guerra. “Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas fés. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes”, afirmou o rei —nesse momento, então, ele reafirmou “os deveres e os papeis da monarquia também se mantém, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana”.

“Eu vou tentar te servir com lealdade, respeito e amor”

“Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas”, afirmou.

Publicidade

Ele citou a mulher, Camilla, e afirmou que ela se torna a rainha consorte e que ele vai levar dedicação aos papéis que lhe cabem.

Charles também citou o filho William, que agora terá novos títulos. Com Kate ao lado dele, a nova princesa vai seguir a inspirar a conversa nacional, afirmou. William se tornou o príncipe de Gales, e Kate, a princesa de Gales, segundo Charles III.

Publicidade

“Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”, afirmou, ao citar o outro filho.

Ele terminou dizendo que vai ter a mãe como exemplo, e agradeceu o apoio e condolências, que significam muito para ele.

“Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência”, afirmou.

Publicidade