moeda russa

Rublo valoriza e chega ao maior valor em 7 anos

Mesmo com as sanções do ocidente, a moeda valorizou 35% em 2022.

rublo-valoriza-e-chega-ao-maior-valor-em-7-anos
Notas de rublo (Crédito: Canva Fotos)

O valor do rublo chegou nesta segunda-feira (20) ao seu maior nível desde julho de 2015. Segundo a bolsa de Moscou, US$ 1 equivale a 55,5 rublos russos, representando um avanço de 1,7%. O crescimento surpreende já que, mesmo diante da baixa expectativa do mercado em relação as sanções econômicas aplicadas ao país em retaliação a invasão na Ucrânia, o rublo russo valorizou 35% em 2022.

Publicidade

O indicador positivo foi enaltecido pelo governo russo, que destacou a recuperação do câmbio como uma prova da resistência da economia diante das sanções aplicadas pelo ocidente. Entretanto, ainda há cautela das autoridades diante das finanças orçamentárias e a competitividade das exportações do país.

A moeda apresentava instabilidade desde o início da guerra. Em 7 de março, um dólar chegou a custar 143 rublos russos. O governo de Vladimir Putin adotou medidas para forçar a comercialização de produtos e serviços na moeda local, o que fortaleceu o câmbio.

Segundo o jornal Bloomberg, funcionários do governo e Banco Central do país apresentaram metas para a taxa de câmbio da moeda. O vice-primeiro-ministro Andrei Belousov definiu que uma taxa de 70 a 80 rublos por dólar está “ótima”.

Publicidade