A cidade de Zaporizhzhia até então havia sido pouco atacada pela ofensiva russa, servindo de refúgio para pessoas de demais cidades. Nesta quarta-feira (16), a cidade foi alvo de ataques das forças armadas da Rússia.
Autoridades locais informam que o principal alvo teria sido uma estação de trem na cidade. “Áreas civis de Zaporizhzhia foram bombardeadas pela primeira vez”, disse o governador regional Alexander Starukh.
“Foguetes caíram na área da estação e, segundo as primeiras informações, ninguém morreu”, completou ele. Ainda, de acordo com o portal G1, outro foguete caiu no jardim botânico. As autoridades da cidade receberam milhares de moradores da cidade de Mariupol, alvo constante de ataques e que está cercada pelas tropas russas.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
400 pessoas presas em hospital em Mariupol: entenda o 20º dia da guerra na Ucrânia https://t.co/LX5GIdTcte pic.twitter.com/LzfuE3llUY
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) March 16, 2022