Conflito Rússia x Ucrânia

Rússia diz ter destruído ‘grande quantidade’ de armas dos EUA e UE na Ucrânia

A destruição se deu por meio de bombardeios na região sudeste do país nesta quarta-feira (27).

russia-diz-ter-destruido-grande-quantidade-de-armas-dos-eua-e-ue-na-ucrania
Soldados ucranianos em Kiev (Créditos: Anastasia Vlasova/Getty Images)

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou que destruiu uma “grande quantidade” de armas fornecidas à Ucrânia por países europeus e pelos Estados Unidos. A destruição se deu por meio de bombardeios na região sudeste do país nesta quarta-feira (27).

Publicidade

“Hangares com grande quantidade de armas e munições estrangeiras, entregues às forças ucranianas pelos Estados Unidos e países europeus, foram destruídos com mísseis de alta precisão Kalbir, disparados a partir do mar contra a fábrica de alumínio de Zaporizhzhia, sudeste da Ucrânia”, afirmou o ministério por meio de um comunicado.

Segundo o portal G1, as autoridades da Rússia não informaram os tipos de armas destruídas no ataque. Além disso, o exército russo divulgou que bombardeou 59 alvos na Ucrânia. Entre esses, 50 abrigavam tropas e quatro eram depósitos de munição.

Entenda o conflito

Desde o dia 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.