Secretário da Otan diz que Putin cometeu ‘grave erro’ ao invadir a Ucrânia

A invasão completa um mês nesta quinta-feira (24). Ainda não houve avanço para as negociações de um cessar-fogo entre as nações

secretario-da-otan-diz-que-putin-cometeu-grave-erro-ao-invadir-a-ucrania
Vladimir Putin (Créditos: Hannah Peters/Getty Images)

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, diz que Vladimir Putin cometeu ‘grave erro’ ao invadir a Ucrânia. A invasão completa um mês nesta quinta-feira (24).

Publicidade

Putin “cometeu um grave erro, o de ter iniciado uma guerra contra uma nação independente e soberana. Subestimou a força e coragem dos ucranianos”, disse o secretário-geral. Dessa forma, a Rússia “está enfrentando uma resistência maior que esperava na Ucrânia”, completou Stoltenberg.

Nesta quinta-feira, os líderes de países membros da Otan estão reunidos em Bruxelas, para uma cúpula, que tem o intuito de discutir a guerra na Ucrânia. De acordo com o portal Uol, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participará da reunião por videoconferência. Jens Stoltenberg afirma que a aliança militar enfrenta “a crise de segurança mais grave de uma geração”.

Nesta quarta-feira (23), o secretário afirmou que os países da Otan estão “decididos a fazer todo o possível para apoiar a Ucrânia. Mas temos a responsabilidade de garantir que a guerra não se intensifique além da Ucrânia e se transforme em um conflito entre a Otan e a Rússia”. Ainda não houve avanço para as negociações de um cessar-fogo entre as nações.

Publicidade