Novo comando

Silvina Batakis é a nova ministra da Economia da Argentina

Ela assume o cargo no lugar de Martín Guzmán, que renunciou em meio à complicada situação econômica do país.

silvina-batakis-e-a-nova-ministra-da-economia-da-argentina
Silvina Batakis (Créditos: Reprodução/ Redes Sociais)

O Governo da Argentina nomeou neste domingo (3) Silvina Batakis como a nova ministra da Economia, que era funcionária do Ministério do Interior. Ela assume o cargo no lugar de Martín Guzmán, que renunciou em meio à complicada situação econômica do país. Guzmán estava no cargo desde 10 de dezembro de 2019.

Publicidade

“Batakis é uma renomada economista que cumpriu esse papel na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015”, escreveu a porta-voz Gabriela Cerruti em seu Twitter. Batakis foi nomeada após uma conversa telefônica entre a vice-presidente Cristina Kirchner e o presidente Alberto Fernández, que passam por um desacordo dentro da coalizão governista nos últimos meses.

Publicidade

A conversa buscou amenizar uma crise no governo, em um momento delicado para a economia argentina, após o dólar atingir patamares recordes durante a semana e os caminhoneiros fizeram protestos pela escassez de diesel no país. A renúncia de Martín Guzmán aconteceu enquanto Cristina Kirchner  fazia um discurso público com um forte tom crítico ao rumo da economia sob o comando de Guzmán.

A nova ministra Silvana Batakis é formada em Economia pela Universidade Nacional de La Plata e possui mestrado em Finanças Públicas e Economia Ambiental, pela Universidade de York, no Reino Unido.