O Governo da Argentina nomeou neste domingo (3) Silvina Batakis como a nova ministra da Economia, que era funcionária do Ministério do Interior. Ela assume o cargo no lugar de Martín Guzmán, que renunciou em meio à complicada situação econômica do país. Guzmán estava no cargo desde 10 de dezembro de 2019.
“Batakis é uma renomada economista que cumpriu esse papel na província de Buenos Aires entre 2011 e 2015”, escreveu a porta-voz Gabriela Cerruti em seu Twitter. Batakis foi nomeada após uma conversa telefônica entre a vice-presidente Cristina Kirchner e o presidente Alberto Fernández, que passam por um desacordo dentro da coalizão governista nos últimos meses.
El Presidente @alferdez designó a Silvina Batakis al frente del Ministerio de Ecomía. Batakis es una reconocida economista que cumplió esa función en la provincia de Buenos Aires entre 2011 y 2015.
— Gabriela Cerruti (@gabicerru) July 4, 2022
A conversa buscou amenizar uma crise no governo, em um momento delicado para a economia argentina, após o dólar atingir patamares recordes durante a semana e os caminhoneiros fizeram protestos pela escassez de diesel no país. A renúncia de Martín Guzmán aconteceu enquanto Cristina Kirchner fazia um discurso público com um forte tom crítico ao rumo da economia sob o comando de Guzmán.
A nova ministra Silvana Batakis é formada em Economia pela Universidade Nacional de La Plata e possui mestrado em Finanças Públicas e Economia Ambiental, pela Universidade de York, no Reino Unido.