Um Tufão no Oceano Pacífico está direção às Filipinas, aumenta de velocidade a cada momento e deve se transformar em super tufão. A trajetória do fenômeno é incerta, mas segue rumo a Taiwan, Hong Kong e China até o final desta semana, é o que afirmam meteorologistas.
Origem
De acordo com o Joint Typhoon Warning Center dos Estados Unidos, o tufão Doksuri começou como uma tempestade tropical no Pacífico Ocidental na manhã do último domingo (23). No final do dia foi atualizado o tufão atingiu ventos de até 230 km/h, pela agência meteorológica filipina Pagasa.
Caminho
O tufão segue se aproximando de Luzon, a maior e mais populosa ilha das Filipinas, onde deve atingir na terça-feira (25), com até 250 mm de chuva.
À medida que o tufão se intensifica e se dirige para a parte norte do Mar da China Meridional, isso pode aumentar para cerca de 450 mm de chuva até quarta-feira (26), indicando potenciais problemas para Taiwan, Hong Kong e partes do sul da China.
Com a evolução, o Doksuri pode se tornar um super tufão, equivalente a um furacão de categoria 5, o nível mais alto e destrutivo da escala, como alertou Pagasa.
Conforme prevê agência meteorológica filipina, o tufão deve começar a enfraquecer no final da quarta-feira (26) ao entrar no Estreito de Taiwan.
O caminho exato do tufão ainda é incerto. O Observatório de Hong Kong disse no fim de semana que havia várias rotas possíveis para ele, a trajetória final do tufão será guiada por uma variedade de fatores, como cordilheiras subtropicais que trazem alta pressão atmosférica ou monções que trazem baixa pressão.
#SuperTyphoonDoksuri Advisory 17
Max Winds: 150mph
JTWC: C5
MSLP: 926mb#Doksuri now a super typhoon… pic.twitter.com/zo9ub6MG19— Joint Cyclone Center (@JointCyclone) July 24, 2023
Medidas preventivas
O presidente filipino Ferdinand R. Marcos Jr. suspendeu todas as aulas de escolas públicas e fechou escritórios do governo na região da capital na segunda-feira (24), exceto aqueles que realizam serviços críticos. A suspensão também foi em parte devido a uma greve de três dias dos trabalhadores do transporte.
Pagasa também pediu às pessoas que vivem em áreas “altamente suscetíveis” que sigam as ordens de evacuação e outras instruções das autoridades locais.
A agência meteorológica de Taiwan também monitora o progresso do tufão e deve emitir um alerta na segunda ou terça-feira. As embarcações no mar devem ficar atentas e os moradores devem ser cautelosos ao ir à praia devido à possibilidade de grandes ondas, afirmou.