Magnitude 6,1

Terremoto no Afeganistão deixa mais de 1000 mortos

De acordo com as autoridades locais, mais 1500 pessoas ficaram feridas e verificações estão sendo feitas para identificar se o número de vítimas pode aumentar.

terremoto-no-afeganistao-deixa-pelo-menos-950-mortos
Destruição causada pelo terremoto no Afeganistão (Créditos: Repordução/ Twitter)

Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter deixou mais de 1000 pessoas mortas no Afeganistão nesta quarta-feira (22). De acordo com as autoridades locais, mais 1500 pessoas ficaram feridas e verificações estão sendo feitas para identificar se o número de vítimas pode aumentar.

Publicidade

O fenômeno ocorreu próximo à fronteira com o Paquistão, a cerca de 44 quilômetros de Khost e a uma profundidade de 51 quilômetros, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O Centro Sismológico Europeu identificou que o tremor foi sentido por cerca de 119 milhões de pessoas no Paquistão, Afeganistão e na Índia.

Segundo o chefe de gerenciamento de desastres naturais do governo talibã, Mohammad Nassim Haqqani, a maioria das mortes ocorreu na província de Paktika, onde 250 pessoas ficaram feridas e outras 100 morreram. Não há relatos imediatos de vítimas no Paquistão.

Mais 25 pessoas foram mortas em Khost e cinco na província de Nanharhar, disse Haggani, acrescentando que investigações estão sendo feitas, para determinar se há mais vítimas. O desastre ocorre no momento em que o Afeganistão passa por uma grave crise econômica, desde que o Talibã assumiu o poder, em agosto do ano passado.

De acordo com a CNN, em resposta à tomada do Talibã, muitos governos impuseram sanções ao setor bancário do Afeganistão e cortaram bilhões de dólares em ajuda financeira.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.