Em um vídeo postado no Telegram, Vitaly Kim, governador da região de Mykolaiv, ao sul da Ucrânia, declarou que estará oferencendo recompensas para qualquer um que ajudar a identificar ‘traídores’ e espiões russos. Kim prometeu US$100,00 em troca de informações e denúncias.
Kim ainda pretende fechar a cidade de Mykolaiv, centro adminstrativo da região, por dias e “bater nas portas’ dos colaboradores russos. Em seu vídeo, ele se refere a ação como uma “caça.”
“Queremos acabar com isso. Estamos considerando medidas em relação ao cessar-fogo. Temos um banco de dados importante. Fecharemos a cidade por alguns dias, bateremos na porta das pessoas más”, disse Kim ao jornalista independente Mikhail Khodorkovsky.
Mykolaiv está localizada na costa do Mar Negro, região de grande interesse russo, e tem sofrido constantes bombardeios desde o início do conflito. O governador da região também prometeu a recompensa para pessoas que indiquem próximos alvos dos russos.
Vitaly Kim afirmou que o valor só será pago após uma verificação detalhada e checagem das informações dadas, mas não explicou como isso será feito.
Um dia antes do comunicado sobre as recompensas de Kim, Volodimir Zelensky demitiu funcionários do serviço de segurança da Ucrânia por não estarem identificando espiões russos e estarem apresentando um serviço “insatisfatório.”
Vitaly Kim announced a “hunt” for spotters of strikes against Nikolaev: he promises $100 for the “head” of traitors.
Wow, strong statement. pic.twitter.com/4MjZaKaCtS— cyberlollipop (@cyberlollipop) July 19, 2022