As forças ucranianas recuperaram cidade próxima a Kiev, Marakiv, que fica a 48 quilômetros da capital. A informação foi divulgada nesta terça-feira (22) pelas Forças Armadas da Ucrânia em suas redes sociais.
O post publicado diz que “bandeira do estado da Ucrânia foi hasteada sobre a cidade de Makariv”. De acordo com o portal CNN, Marakiv havia sofrido danos significativos por conta de ataques aéreos russos. Apartamentos, escolas e instalações médicas foram afetadas. O Ministério da Defesa da Rússia alega repetidamente que não tem atacado civis.
O conflito entre Rússia e Ucrânia chega a seu 26º dia nesta terça-feira (22). A cidade de Kiev, capital do país segue em toque de recolher, anunciado nesta segunda-feira (21), ao longo do dia. “Por isso, peço a todos que fiquem em casa ou em abrigos ao som de um alarme. Somente aqueles com permissão especial poderão circular pela cidade”, afirmou o prefeito Vitali Klitschko.
Entenda o conflito
Desde a quinta-feira, 24 de fevereiro, Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.
Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.
O homem pega suas coisas deixadas no apartamento após o ataque com foguete em #Kyiv.#closeUAskyNOW#StandWithUkraine️ https://t.co/61wOCIVgfG
— UKR Embassy in BRA (@UKRinBRA) March 21, 2022