RETIRADA

Ucranianos voltam às casas após país recuperar território da Rússia

Exército russo abandonou região de Kharkiv deixando equipamento e minas para trás.

Soldados ucranianos estão registrando o território abandonado em vídeos na internet (Créditos: Brendan Hoffman/Getty Images)

As linhas do exército da Ucrânia retomaram mais de 20 cidades e vilarejos ucranianos no domingo (11) enquanto a Rússia recua de dentro do território do país. Os russos estão se retirando da região ao redor de Izium, cidade ao nordeste do país próxima à regiões separatistas.

Publicidade

A região havia sido tomada pelo exército russo em abril, dois meses após o início do conflito. Depois de mais de 200 dias sob controle estrangeiro, os ucranianos disseram à Reuters que estão chorando de alegria após o seu território ser resgatado.

A ação segue um avanço das tropas ucranianas após a Rússia anunciar que está se retirando de Kharkiv, cidade que foi um dos maiores pontos de atrito do conflito. Soldados ucranianos já estão se estabelecendo em Udi, na fronteira com a Rússia. Vitaly Ganchev, chefe da administração de ocupação russo, anunciou à tv estatal Rossiya-24 que houve ataques na fronteira.

Ganchev ordenou a retirada de civis em regiões controladas pelos russos e disse que cerca de 5.000 civis ucranianos fugiram para dentro da Rússia, mas a fronteira agora está fechada.