Novo Pacote

União Europeia aprova novas sanções contra a Rússia

A lista de proibições também inclui materiais que podem ser utilizados pela Rússia para o aprimoramento de armas de ataque e de defesa.

União Europeia aprova novas sanções contra a Rússia
Este é o sétimo pacote de sanções aprovado pela UE (Crédito: Sean Gallup/Getty Images)

A União Europeia (UE) anunciou nesta quinta-feira (21) um novo pacote de sanções contra a Rússia por conta de sua guerra contra a Ucrânia. Esse novo pacote de sanções recebeu o nome de “manutenção e alinhamento” e prevê a proibição de compra, venda ou transferência de ouro para a Rússia. As sanções também incluem joias.

Publicidade

A lista de proibições também inclui materiais que podem ser utilizados pela Rússia para o aprimoramento de armas de ataque e de defesa. O controle da exportação tecnológica para Moscou é a base para tal proibição.

A aprovação, por 27 países da União Europeia, do sétimo pacote de sanções contra a Rússia, foi comemorada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que enxerga a ação como “um forte sinal” destinado a Moscou. Ursula ainda destacou que as sanções continuarão pressionando o país do presidente Vladimir Putin “pelo tempo que for necessário”.

O alto representante da Política Externa da UE, Josep Borrell, por meio de suas redes sociais, fez um post elogiando a ação do grupo de Estados:

“Estamos dando mais um passo para limitar a capacidade da Rússia de continuar financiando sua agressão contra a Ucrânia. Estamos efetivamente banindo a fonte de exportação mais importante da Rússia depois da energia: o ouro.”

Publicidade

Publicidade