Guerra na Ucrânia

Zelensky: “30% das estações de energia da Ucrânia foram destruídas em uma semana”

De acordo com o presidente ucraniano, o país vive “apagões em massa”, devido aos ataques.

zelensky-30-das-estacoes-de-energia-da-ucrania-foram-destruidas-em-uma-semana
Destruição na capital Kiev após ataque com drone (Créditos: Paula Bronstein /Getty Images)

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que cerca de 30% das estações de energia do país foram destruídas por ataque russos apenas na última semana. Nesta terça-feira (18), diversas regiões do país foram bombardeadas.

Publicidade

De acordo com Zelensky, a Ucrânia vive “apagões em massa”, devido aos ataques à estações de energia. Na capital do país, Kiev, duas pessoas morreram por cinta dos bombardeios. Os frequentes ataques fazem parte da estratégia do governo da Rússia de afetar a infraestrutura das principais cidade da Ucrânia, desestabilizando o país.

“Desde 10 de outubro, 30% das centrais elétricas foram destruídas, o que provocou grandes cortes no país”, afirmou Zelensky nesta terça. “Eles continuam a fazer o que fazem de melhor – aterrorizar e matar civis”, completou o presidente.

A operadora DTEK registrou “interrupções” no abastecimento de energia elétrica e água na margem esquerda da capital. “Os engenheiros estão fazendo todos os esforços necessários para restabelecer a energia”, afirmou a operadora.

A ofensiva se intensificou após o presidente russo Vladimir Putin declarar retaliação pela explosão na ponta que liga o território da Rússia à Crimeia. Oficialmente, o governo ucraniano não reivindicou autoria da explosão na ponte.

Publicidade

Uma usina elétrica na região de Dnipropetrovsk foi bombardeada pelos russos, no centro-sul da Ucrânia. pic.twitter.com/n3o2D2ae3S

— Direto do Front (@DiretoFront) October 18, 2022

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.