Conflito Rússia X Ucrânia

Zelensky diz que autoridades dos EUA visitarão Kiev

O presidente ucraniano disse que acredita que esta informação não seja segredo.

zelensky-diz-que-autoridades-dos-eua-visitarao-kiev
Presidente Volodymyr Zelensky (Crédito: Drew Angerer/Getty Images)

O presidente Volodymyr Zelensky afirmou que autoridades dos Estados Unidos visitarão Kiev, neste domingo (24). Durante uma entrevista coletiva, ele afirmou que acredita que não seja segredo a visita das pessoas dos EUA. “Não acho que seja um segredo que as pessoas dos EUA venham até nós amanhã, o secretário de Estado Blinken e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, que vêm até nós”.

Publicidade

Zelensky disse que aguarda a presença do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden quando a segurança permitir. O presidente Biden ainda analisa se enviará um membro sênior de seu governo para a Ucrânia. De acordo com a CNN, que entrou em contato com o Departamento de Estado, até o momento a Casa Branca prefere não comentar sobre a possível viagem.

Recentemente, o presidente da Ucrânia agradeceu Biden por todo apoio. “Esta ajuda é necessária hoje mais do que nunca. Salva a vida da liberdade e nos aproxima de restaurar a paz na Ucrânia.”

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

O secretário-geral da ONU também está com viagem marcada para o país ucraniano.