Jeep resolveu o problema de tração 4×4 em seu futuro mini SUV 4xe

Um novo utilitário esportivo chegará a diferentes mercados do mundo e estará posicionado na entrada da gama da marca. Como eles resolveram o problema da tração nas quatro rodas?

Jeep resolveu o problema de tração 4x4 em seu futuro mini SUV 4xe
Jeep Renegade (Crédito: Divulgação)

A Jeep vai lançar um novo SUV compacto menor que o Renegade, mas os engenheiros da marca americana tiveram que resolver o problema representado pela incorporação da tração integral a uma plataforma que, a priori, não oferecia essa possibilidade.

Publicidade

A base escolhida será o Stellantis CMP, embora a ideia do Jeep seja sempre oferecer pelo menos uma opção com sistema 4×4, o que foi um inconveniente que, aparentemente, teria sido resolvido, segundo a Autocar India.

Embora a plataforma permaneça a mesma, a Jeep deverá incorporar o sistema híbrido 4xe deixando um eixo exclusivamente elétrico para poder ter o modo integral. Desta forma, não há conexão física entre as rodas dianteiras e traseiras e a necessidade de um túnel central é evitada. Essa engenharia evitaria iniciar um novo desenvolvimento que exige um custo maior para tentar transformar a base CMP em um “4×4 típico”.

É provável que este mesmo projeto possa ser utilizado em outros modelos compactos da Stellantis que até agora eram oferecidos apenas com tração simples.

Voltando ao mini SUV do Jeep, ele terá uma distância entre eixos não tão generosa, embora apresentará uma postura ereta com rodas posicionadas nas extremidades. Por sua vez, uma queda acentuada da janela traseira sobressai um pouco mais do que a porta traseira completamente plana.

Publicidade

Aparentemente, ele poderia ser usado com uma roda estilo Wrangler nas costas. Na área frontal terá as clássicas sete barras verticais na grade.

Embora o modelo seja apresentado no segundo semestre do próximo ano, também se espera que até 2025 seja adicionado um mecânico totalmente eletrificado.

*Texto publicado originalmente no site Parabrisas, da PERFIL Argentina.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.