‘É questão de tempo’ Rússia atacar território da Otan, diz Zelensky

Ele reforçou o pedido para uma zona de exclusão aérea em seu país, para evitar os ataques a membros da aliança militar

e-questao-de-tempo-russia-atacar-territorio-da-otan-diz-zelensky
Bandeira da Otan (Créditos: Pool/Getty Images)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky declarou que “é questão de tempo” a Rússia atacar algum território da Otan. Ele reforçou o pedido para uma zona de exclusão aérea em seu país, para evitar os ataques a membros da aliança militar.

Publicidade

“E agora repito novamente: se vocês não fecharem nossos céus, é apenas uma questão de tempo até que mísseis russos caiam em seu território, no território da Otan, nas casas dos cidadãos da Otan”, afirmou Zelensky em pronunciamento feito pela internet.

De acordo com o portal G1, neste domingo (13), 35 pessoas morreram em ataques aéreos, a oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polônia, que faz parte da Otan. “Passamos pela pior privação da nossa história”, falou Zelensky para o povo ucraniano.

Entenda o conflito

Desde a quinta-feira (24), Vladimir Putin deu início ao conflito contra a Ucrânia ao bombardear regiões do país. A invasão contou com domínios por terra, mar e ar, após autorização do presidente russo.

Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia faça parte da OTAN, uma aliança criada pelos Estados Unidos. O presidente não deseja que uma base inimiga seja estabelecida próxima a seu território, uma vez que a Ucrânia faz fronteira com a Rússia. Esse foi um dos estopins para que Putin iniciasse os ataques.

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.