Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Pinacoteca abre inscrições para curso sobre artistas mulheres

O conteúdo será ministrado pela pós-doutoranda Talita Trizoli e transmitido online

Pinacoteca abre inscrições para curso sobre artistas mulheres
(Crédito: Levi Fanan)

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, abriu inscrições para o segundo curso de 2021, chamado “Presentes! Artistas mulheres no acervo da Pinacoteca – segunda metade do século 20”, que integra o tradicional programa de cursos livres do local.

As aulas irão abordar os processos e desdobramentos da presença de obras de artistas mulheres nos museus. Além de falar sobre as políticas expositivas de gênero e suas limitações institucionais, exemplificando quem são essas artistas e em quais escolas e movimentos artísticos ganham destaque.

O conteúdo será ensinado pela pós-doutoranda Talita Trizoli. Ela também é doutora em Educação e Mestra em Estética e História da Arte, com pesquisa na área de arte e feminismo no Brasil, com ênfase nas décadas de 60/70.

A proposta do curso é atual e reverbera pautas urgentes, como a representatividade e os feminismos no sistema das artes. E será transmitido online, pela plataforma Zoom, nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio de 2021.

Desde a inauguração da nova apresentação do acervo da Pinacoteca em outubro de 2020, o museu tenta suprir essas lacunas em sua própria coleção. O curso é parte deste processo ainda em construção.

Os interessados devem se inscrever pelo site da Pinacoteca e o custo para assistir as aulas é de R$ 80,00. Algumas pessoas se encaixam nas categorias para pagar um valor mais baixo ou gratuito.

Reinvenções na pandemia

Durante a pandemia, a Pinacoteca de São Paulo começou a veicular em suas redes sociais uma série de vídeos sobre apresentações de coleções do museu. A programação faz parte do projeto #pinadecasa que começou em 2020 com foco em ações digitais.

Além dessas apresentações, o museu também programou um tour virtual 360º para a exposição “OSGEMEOS: Segredos”. Na qual penas entrando no site, é possível acompanhar de qualquer lugar as mais de mil obras.

Mais em Perfil

Últimas Notícias