Em impasse com Putin, Biden garante que aliados europeus estejam com ele

No que equivale a um reajuste diplomático muito necessário, os EUA está orquestrando a resposta aos movimentos ameaçadores da Rússia e certificando-se de incluir seus aliados europeus

biden-ajuda-ucrânia
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images)

LONDRES – Quando o presidente Biden fez uma videochamada com líderes europeus sobre a Ucrânia nesta semana, havia toda a urgência de uma crise da era da Guerra Fria, repleta do espectro de tanques e tropas russos ameaçando a Europa Oriental. Mas Biden ampliou os assentos em seu conselho de guerra, acrescentando Polônia, Itália e União Européia à formação familiar de Grã-Bretanha, França e Alemanha.

Publicidade

O esforço para ser inclusivo não foi por acaso: após reclamações de europeus de que foram pegos de surpresa pela rápida retirada americana do Afeganistão no verão passado, e que a França foi congelada de uma nova aliança de defesa com a Austrália, Biden saiu do seu caminho envolver aliados em todas as etapas desta crise.

Para o governo Biden, trata-se de um reajuste diplomático muito necessário. Os Estados Unidos, dizem autoridades europeias, agiram com energia e alguma destreza ao orquestrar a resposta aos movimentos ameaçadores da Rússia. Desde meados de novembro, realizou pelo menos 180 reuniões de alto nível ou outros contatos com funcionários europeus. Alguns se maravilham por ter seus colegas americanos na discagem rápida.

Apesar de ser arrastado em casa por problemas domésticos e visto como uma figura de transição em algumas capitais europeias céticas, o presidente emergiu como o líder do esforço do Ocidente para enfrentar as ameaças do presidente Vladimir V. Putin da Rússia. A ênfase do governo na unidade, dizem autoridades americanas, visa em grande parte frustrar o desejo de Putin de usar a crise para fraturar a Otan.

Antes de entregar uma resposta por escrito às exigências de segurança de Putin sobre a Ucrânia na quarta-feira (26), o governo trocou vários rascunhos do documento com os europeus, insistindo que cada parágrafo que afetasse cada país fosse revisado, palavra por palavra, por seus líderes, de acordo com o governo americano. “A preocupação aqui era ‘sem surpresas'”, disse um funcionário envolvido.

Publicidade

Os russos, que querem que o Ocidente prometa que a Ucrânia nunca se juntará à Otan, deram uma recepção fria às respostas americanas na quinta-feira (27), dizendo que “não há muitos motivos para otimismo” e deixando claro qual pode ser o próximo passo.

Em um telefonema na quinta-feira (27), Biden disse ao presidente Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, que os Estados Unidos e seus aliados “responderiam decisivamente se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”, de acordo com um comunicado da Casa Branca, e que os Estados Unidos estavam considerando maneiras de ajudar a economia da Ucrânia.

Os Estados Unidos também pediram que o Conselho de Segurança das Nações Unidas realize uma reunião aberta na segunda-feira (30), para discutir “o comportamento ameaçador da Rússia contra a Ucrânia”.

Publicidade

“Este não é um momento para esperar para ver”, disse a embaixadora Linda Thomas-Greenfield em comunicado na quinta-feira.

Os Estados Unidos não dependem apenas da diplomacia. Colocou 8.500 soldados em alerta para serem enviados para a Europa Oriental, enviou armas defensivas para a Ucrânia e está negociando para desviar o gás natural de outros fornecedores se a Rússia cortar oleodutos que abastecem a Alemanha e outros países.

“Tivemos um ponto baixo em termos de confiança e respeito mútuo no verão passado por causa do colapso do Afeganistão”, disse Wolfgang Ischinger, ex-embaixador alemão em Washington. Agora, disse ele, “ninguém pode reclamar que não há um senso renovado de liderança americana”.

Publicidade

A maneira como Biden lidou com a crise não ocorreu sem erros: sua recente declaração de que uma “pequena incursão” da Rússia provocaria uma resposta do Ocidente diferente de uma invasão irritou a Ucrânia e alarmou os governos europeus, especialmente aqueles que fazem fronteira com a Rússia. Isso exigiu uma operação de limpeza apressada pela Casa Branca.

Os europeus se preocupam com o poder de permanência de Biden, o potencial retorno do ex-presidente Donald J. Trump e a determinação dos Estados Unidos, para os quais a Ucrânia não é uma crise à porta como é para a Europa. Alguns acreditam que Putin está explorando as mesmas vulnerabilidades percebidas em ambos os lados do oceano.

“Ele sente fraqueza em Biden e uma certa agitação política na Europa”, disse Ian Bond, ex-diplomata britânico que agora é chefe de política externa do Centro para a Reforma Europeia, um grupo de pesquisa de Londres. “A Alemanha tem um novo governo se firmando, as eleições francesas, o Reino Unido não está em grande forma, a Europa emergindo da pandemia. Acho que ele vê Biden como uma figura de transição bastante fraca”.

Publicidade

De fato, Putin está conduzindo eventos mais do que Biden. Suas táticas agressivas estão forçando a Europa e os Estados Unidos a se unirem. E ele mostrou pouco interesse em fechar um acordo sobre a Ucrânia com alguém que não seja o presidente da “outra superpotência”.

Isso atesta o papel central dos Estados Unidos na garantia da segurança da Europa.

Isso também significa que quaisquer que sejam as dúvidas sobre Biden em Moscou ou nas capitais europeias, ele será o fulcro da resposta do Ocidente. Os europeus dizem que ele abraçou esse papel com mais entusiasmo do que Trump ou seu ex-chefe, o presidente Barack Obama.

Trump reteve a ajuda militar à Ucrânia e pressionou seu presidente a investigar Biden, então iminente como seu rival político. Obama não via a Ucrânia como um interesse estratégico central dos Estados Unidos mesmo após a anexação da Crimeia, levando a França e a Alemanha a criar um grupo que se reúne periodicamente com a Rússia e a Ucrânia desde 2014 para discutir como conter as hostilidades.

“Quando a crise ucraniana estourou em 2014, a política americana era: ‘Tente não se envolver'”, disse Gérard Araud, ex-embaixador francês em Washington. “Eles terceirizaram o manuseio para a França e a Alemanha.”

Os esforços da Casa Branca refletem em parte a amarga lição da retirada caótica do Afeganistão, quando os europeus criticaram os Estados Unidos por não os consultarem, uma acusação que a Casa Branca contesta.

Ischinger, que agora preside a Conferência de Segurança de Munique, lembrou-se de uma autoridade americana que lhe disse na época que havia passado a era em que os Estados Unidos se viam como uma “potência européia”, cujo envolvimento ativo era fundamental para a estratégia do continente.

“O que testemunhamos nas últimas semanas demonstra que essa foi uma avaliação incorreta”, disse ele.

Desta vez, as autoridades americanas consultaram uma galáxia de grupos que abrangem a burocracia política e de segurança do continente europeu: a União Europeia, a Comissão Europeia, a Organização para Segurança e Cooperação na Europa e os Nove de Bucareste, um grupo do leste da OTAN. membros.

“Eles aprenderam uma verdadeira lição com o Afeganistão”, disse Ivo Daalder, ex-embaixador americano na Otan. “Eles foram extraordinariamente eficazes, de uma maneira que não víamos há muito tempo, no envolvimento com aliados.”

Um desafio para Biden, dizem os especialistas, é a falta de um líder europeu para ajudar a colocar o resto do continente na linha. Esse foi o papel que a ex-chanceler Angela Merkel da Alemanha desempenhou para Obama e para o presidente George W. Bush. Foi o papel que o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair desempenhou para Bush, com pouco sucesso no Iraque, e para o presidente Bill Clinton, com mais sucesso em Kosovo.

O atual primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está preocupado com um escândalo sobre festas em Downing Street durante a pandemia. De qualquer forma, a saída do Reino Unido da União Europeia o privou de seu papel tradicional de ponte entre Washington e Bruxelas, embora continue sendo um ator central na OTAN.

A Grã-Bretanha tentou assumir um papel contundente, enviando armas antitanque para a Ucrânia e elaborando uma legislação que permitirá impor sanções à Rússia se lançar uma invasão. Mas é impulsionado mais por um desejo pós-Brexit de agir de forma independente do que servir como braço direito de Washington.

A França também endureceu sua posição, com o presidente Emmanuel Macron se oferecendo para enviar tropas à Romênia para reforçar o flanco leste da OTAN. Mas Macron enfrenta uma eleição em abril, e ele também afirmou um papel mais independente para a Europa ao se envolver com a Rússia. Nesta sexta-feira (28), ele e Putin falarão por telefone.

Diplomatas franceses disseram que os esforços de Macron não devem ser vistos como um obstáculo para os Estados Unidos porque ele prometeu levar qualquer posição europeia comum à Otan, onde seria debatida com os americanos. “O problema de Macron é a Alemanha”, disse Araud.

O novo governo de coalizão na Alemanha está sendo puxado em direções diferentes, com os Verdes e os Democratas Livres mais inclinados a adotar uma linha dura contra Moscou, enquanto os social-democratas estão tradicionalmente ansiosos para preservar os laços comerciais e diplomáticos. O chanceler Olaf Scholz, um social-democrata, tem sido uma figura tímida até agora.

“Você não precisa tranquilizar Merkel, que pode acalmar as coisas e manter tudo na mesma direção”, disse Jonathan Powell, que atuou como chefe de gabinete de Blair.

Apesar de todo o potencial de desunião, diplomatas apontam que Europa, OTAN e Estados Unidos concordam em duas questões fundamentais. Ninguém planeja enviar tropas de combate para a Ucrânia. Todos concordam com a importância de impor sanções à Rússia, embora os europeus, principalmente os alemães, possam recusar as medidas mais draconianas por causa dos danos colaterais às suas economias.

Autoridades europeias insistem que a Alemanha está disposta a pagar um preço significativo e que nada está fora da mesa, incluindo o gasoduto Nord Stream 2 que enviaria gás da Rússia para a Europa Ocidental e daria a Putin uma valiosa influência.

A série de provocações de Putin, deslocando um grande número de tropas para a Bielorrússia e realizando grandes exercícios militares nas fronteiras da Ucrânia, exercícios navais no Mar Báltico e até mesmo um exercício planejado na costa da Irlanda, uniu europeus e americanos de uma maneira que nenhum líder europeu ou americano poderia.

“Putin é tão extremo em suas demandas e ameaças que é impossível não se aproximar de outros países”, disse Araud. “Você não tem uma aliança sem uma ameaça, e Putin é uma ameaça.”

“Falei com o presidente ucraniano Zelenskyy para discutir nossos esforços diplomáticos coordenados e reafirmar nosso apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia. Responderemos decisivamente, junto com nossos aliados e parceiros se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia.”

*Por – Mark Landler, Steven Erlanger and David E. Sanger – The New York Times

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Perfil Brasil.

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.