Mísseis de cruzeiro são derrubados perto de Zaporizhzhia

O presidente ucraniano segue pedindo por uma efetiva paz no país

Presidente Volodymyr Zelensky (Crédito: Matt Dunham – Pool / Getty Images)

Três mísseis de cruzeiro foram derrubados pela defesa antiaérea da Ucrânia, na noite de quarta-feira (6), segundo um anúncio do secretário da Câmara Municipal de Zaporizhzhia, Anatoly Kurtev.

Publicidade

De acordo com a CNN, foi ouvida uma aeronave e uma forte explosão por volta das 23 horas de quarta-feira (6), horário local. A saída de civis da cidade de Zaporizhzhia, tem aumentado depois que a usina nuclear foi capturada por russos. A cidade estava sendo usada como rota de fuga.

Nessa terça-feira (6), o presidente Volodymyr Zelensky, durante sua fala aos membros do Conselho de Segurança, fez um apelo pela busca efetiva da paz no país. O secretário da ONU, Antonio Guterres também afirmou na reunião que a guerra na Ucrânia precisa parar agora.

Conflito Rússia e Ucrânia

No dia 24 e fevereiro, o governo russo invadiu a Ucrânia e bombardeou regiões do país. Após várias ameaças, Vladimir Putin autorizou os ataques por terra, ar e mar. Um dos motivos desta invasão é a aproximação da Ucrânia com o Ocidente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia entre para OTAN. Além disso, Putin quer aumentar o seu poder de influência na região. A Rússia e a Ucrânia já passaram por outros conflitos. Por mais que hoje, a Ucrânia seja independente, sua relação com a Rússia não é totalmente resolvida.

Publicidade

Publicidade

Assine nossa newsletter

Cadastre-se para receber grátis o Menu Executivo Perfil Brasil, com todo conteúdo, análises e a cobertura mais completa.

Grátis em sua caixa de entrada. Pode cancelar quando quiser.